As 10 Personagens Femininas mais Poderosas da Literatura - Flavorwire


Sei que o dia da Mulher já foi há uns tempinhos, mas vi este artigo no blog Re-Nascer, e achei tão interessante que não resisti a publicar também.

As 10 personagens femininas mais poderosas da Literatura: esta lista foi feita pelo site Flavorwire, destacando as personagens femininas da literatura que mais se “entranharam” nas leitoras.


1 – Jane Eyre
Uma personagem feminina apaixonada e complexa, que embora tenha sofrido imenso, sempre confiou em si própria e conseguiu levantar-se nos piores momentos.





2 – Hermione Granger, saga Harry Potter
Na saga Harry Potter, Hermione começou como a sabichona que não suporta idiotas, e que acaba por se tornar a união do grupo. A sua firmeza e inteligência salvou inúmeras vezes os seus dois amigos, e é a única que mantêm o sangue frio quando se encontram numa crise. Inteligência muitas vezes transforma-se em força, uma força estável que mantêm o grupo coeso.






3 – The Wife of Bath, The Canterbury Tales (Os Contos da Cantuária)
The Wife of Bath é obsceno e lascivo, mas por trás das piadas mais sujas, o autor tece um argumento para mostrar os direitos do sexo feminino de poderem controlar o seu corpo, além de que com a sua habilidade na retórica conseguir atacar as tradições anti-feministas da época.




4 – Katniss Everdeen, trilogia Os Jogos da Fome
Katniss apesar de ser tagarela e de se lamentar muito merece este lugar pela forma como consegue disparar. Sobreviveu também a várias lutas até à morte tendo sido uma delas projectada especificamente para matá-la.





5 – Hester Prynne, The Scarlet Letter
Hester Prynne foi condenada pelos seus vizinhos Puritanos por ter tido uma criança fora do casamento. Foi vista como culpada, mas conseguiu sobreviver com dignidade e fé, o que de certa forma a tornou mais poderosa. É considerada como a primeira e mais importante personagem feminina da literatura americana.






6 – Éowyn, Trilogia Senhor dos Anéis
Apesar de os livros de Tolkien não serem famosos pelas protagonistas femininas, quem é mais poderoso do que a mulher que matou o Rei dos Nazgul? Defendeu a sua cidade e distinguiu-se entre os homens que partiram para a batalha






7 – Lyra Silvertongue, trilogia Mundos Paralelos
Uma personagem fundamental numa guerra cósmica. Lyra tem 12 anos no início da trilogia, é rebelde e obstinada, e consegue fazer algo que mais ninguém consegue, ler o aletiometro (bússola) , que diz a verdade sobre o presente e o futuro. Ela ganha o apreço de todos os que a rodeiam pelas suas fortes convicções, sendo intitulada de “Língua de Prata” por conseguir enganar com a sua inteligência os “unfoolable”.




8 – Janie Crawford, Their Eyes were Watching God
Uma mulher independente, em que a sua força reside na habilidade de seguir sempre em frente (não importa as voltas que a vida dá), mantendo sempre a sua dignidade. Ela desafia as convenções de quem deveria amar quem, e o que a leva para uma vida de felicidade.




9 Hua Mulan, The Ballad of Mulan
A personagem Mulan do filme da Disney tem origem numa personagem de um poema chinês do século VI, “The Ballad of Mulan”. Tal como no filme, a personagem parte para a guerra no lugar do seu pai, ganha grande importância no exército, terminando com o retorno à sua vida normal.






10 – Lisbeth Salander, The Girl with the Dragon Tattoo
Uma personagem que tem andado “nas bocas do mundo”. Uma heroína anti-social e violenta, intitulado por alguns como um “anjo vingador feminino”. Uma personagem marcante.


Artigo retirado daqui

Não concordo com todas as personagens, mas a verdade é que de uma forma ou outra acabaram por marcar os leitores. 
O que vocês acham? Que personagens femininas vos marcaram mais???

Comentários

  1. Há algumas que não conheço por não ter lido os livros, mas concordo com grande parte das personagens da lista. Contudo, acho que falta a Elizabeth Bennet.

    ResponderEliminar
  2. Ola Landslide. Quando estive a traduzir este artigo também me lembrei da Elizabeth. :)

    ResponderEliminar
  3. A que concordo mais é Éowyn, uma das minhas personagens favoritas de todos os livros que já li. No entanto, acho que falta aqui a Arya do Ciclo Herança.

    ResponderEliminar
  4. Olá addle, bem vinda! :)
    Também gosto imenso da Éowyn, e acho que é sem dúvida uma personagem muito poderosa.
    Por acaso não conheço o Ciclo Herança. Mas vou tentar procurar!
    Beijos e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Li a série Fronteiras do Universo e de fato, Lyra não podia faltar nessa lista! Mas só estranhei uma coisa: o sobrenome e o apelido (talvez porque a tradução estivesse diferente). Quando li o sobrenome dela era Belacqua e o apelido era "Lyra da Língua Mágica". Mas reparei que outros títulos também estavam diferentes, como o nome da própria série: quando li o nome da trilogia está como Mundos Paralelos. Por que será?...

    ResponderEliminar
  6. Olá Violet, de facto, lemos traduções diferentes. Presumo que a tua tradução seja a brasileira e a que eu li a tradução portuguesa. :)
    Em Portugal esta série é conhecida como "Mundos Paralelos" e a Lyra é realmente Língua de Prata (Silvertongue).
    Espero que te tenha esclarecido :)
    Boas leituras

    ResponderEliminar

Enviar um comentário