[Opinião] Divergente - Veronica Roth





Título Original: Divergent
Tradução: Pedro Garcia Rosado
Editora: Porto Editora
Páginas: 352
Classificação: 3,5/5




Sinopse
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está divida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família…e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama…ou acabar por destruí-la.


Opinião
Não estou muito convencida do que quero escrever sobre este livro…gostei, quero muito ler a continuação desta saga, mas o início da leitura não me tinha parecido assim tão “risonho”. Quando o comecei a ler, tudo me parecia igual a algo que já conhecia. Esta é mais uma distopia juvenil – uma sociedade oprimida, um grupo de adolescentes que luta contra um regime autoritário, muita acção, jovens que lutam pelos seus princípios e valores (com algum romance pelo meio). Soa meio clichê, certo? Quando comecei a ler o livro eu já sabia para o que ia…mas estava à espera de ser surpreendida com algo diferente no início.
Bem, apesar de, no início, me ter parecido “mais do mesmo”, com o avançar das páginas comecei a gostar do rumo que a história seguia. A escrita simples e o rápido desenrolar da história fizeram com que virasse as páginas sofregamente com a ansia de saber o que iria acontecer à Tris.

A autora criou um mundo divido em cinco facções, tal como diz na sinopse. Esta sociedade foi assim dividida com vista a valorizar as melhores qualidades de cada ser humano, sendo depois utilizadas em prol da comunidade. De início, esta ideia de divisão pareceu-me bastante estranha…o ser humano é mais complexo do que esta divisão demonstra!...mas depois percebi a onde é que a autora queria chegar. Afinal, mesmo numa sociedade criada de forma a apenas valorizar as qualidades, os piores defeitos conseguem sempre prevalecer. A autora criou de forma muito inteligente este mundo, conseguindo mostrar a complexidade do ser humano – valorizou as qualidades mas também demonstrou como os instintos e os defeitos são capazes de destruir uma sociedade.
Gostei também da forma como a autora consegue fazer as personagens crescer ao longo da história, evoluindo gradualmente com o desenrolar da acção. Apesar de não ser muito fã do típico romance adolescente, achei que o romance de Tris e Quatro foi bem conseguido, tendo os seus momentos mais intensos, sem ter partes verdadeiramente lamechas. Gostei especialmente da forma como a autora destacou os amigos de Tris que, apesar de serem personagens secundárias, eram tão importantes quantos os protagonistas. Não falo apenas de Christina ou Will, mas também de Molly e Peter (se não existissem estas personagens de típicos “bullies” o livros não teria metade da piada). E não posso deixar de falar do Albert – a autora conseguiu tornar esta personagem extremamente real devido à sua complexidade (é extremamente difícil perceber o que se passa na mente das outras pessoas e saber o que estas pensam e como estão a considerar agir).

Resumindo, se gostam de livros deste género, vale mesmo a pena ler! Se já estão fartos das distopias que estão na moda, mas gostam de livros de acção, leiam também porque, apesar de ser algo do mesmo, é uma distopia bem conseguida, com personagens fortes e uma história cheia de acção.


Previous
Next Post »

9 comentários

Write comentários
Su
AUTHOR
28 de abril de 2016 às 19:40 delete

Olá, Kel,

Gostei do teu comentário, exactamente porque apesar de não me sentir atraída por este tipo de livro, me espicaçaste a curiosidade. Por estranho que possa parecer, já vi os dois filmes, e acho a premissa interessante, mas desde que tentei ler "Os Jogos da Fome" e não gostei que tenho algum receio...
São gostos :D

beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
29 de abril de 2016 às 12:58 delete

Olá!!! Se não gostaste dos "Jogos da Fome" provavelmente também não irás gostar muito deste. Apesar de serem diferentes têm algumas coisas parecidas.
Neste momento estou a ler o Insurgente, mas não estou a gostar muito. Demasiado drama juvenil, com uma protagonista demasiado egoísta e intempestiva, que não pesa devidamente as consequências das suas acções. Gostei da premissa, mas acho que o drama adolescente está-me a começar a irritar :s
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Su
AUTHOR
29 de abril de 2016 às 13:03 delete

Olá, Kel,
Ah, então duvido. Ui :S pois, para "aturarmos" dramas desses já nos bastaram os que vivemos na nossa adolescência lol pensei que continuasse mais centrado em acção. Enfim...

beijinhos e boas leituras!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
29 de abril de 2016 às 13:07 delete

Pois! Bem, ainda estou a meio do livro...pode ser que o final seja especular e me faça mudar de opinião :p Como não vi os filmes estou completamente em branco em relação à história...
Vamos lá ver se vai melhorando...

Reply
avatar
30 de abril de 2016 às 15:57 delete

Eu ontem também deixei uma opinião no meu blog acerca de uma distópia e disse quase o mesmo que tu: este género de livros já estão muito standardizados, pelo que são todos muito similares. Mas gostei bastante dessa série, mesmo assim!

Já ganhaste uma nova leitora fiel!! Convido-te a ires visitar-me também!!

Um abraço!
thebooksonmyshelfs.blogspot.pt

Reply
avatar
20 de maio de 2016 às 00:23 delete

Eu gostei muito deste primeiro volume e do segundo também...O problema foi mesmo a conclusão...Mas continuo a achar que é uma leitura que vale a pena!!

beijinhos e lê muito

Reply
avatar
C.
AUTHOR
23 de outubro de 2016 às 10:12 delete

Achei a colecção Divergent muito aquém do Hunger Games... achei até uma combinação de Hunger Games e Harry Potter lol

Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
5 de novembro de 2016 às 23:06 delete

Olá!
Obrigada por visitares o meu blog. Desculpa a demora a responder, mas tenho andando bastante distante...estou agora a tentar voltar "ao activo".
Em relação a esta série, a história foi por um caminho que eu não estava nada à espera. E gostei do final! Não esperava mesmo aquele desfecho....
Já vou visitar o teu blog!
Beijinhos e boas leituras.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
5 de novembro de 2016 às 23:10 delete

Olá!
Em primeiro lugar, peço desculpa pela demora a responder, mas tenho andado muito longe do meu blog...mas já voltei ao activo!
Em relação a esta séria, comigo foi ao contrário. Gostei muito da conclusão. Principalmente porque não estava nada à espera. E, apesar de tudo, acaba por trazer uma luz de esperança para aquele mundo de guerra e intrigas. E tens razão. Vale a pena! :D
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar