[Pensamentos] Arrumar estantes/dar livros



De vez em quando decido dar uma arrumação nas estantes. Por vezes é por questões higiénicas (o pó gosta mesmo de se infiltrar em todos os cantinhos…) e grande parte das vezes é porque começo a ficar sem espaço livre. Nestas situações, uso um dos grandes ensinamentos da minha mãe – se não o usas e se o livro não te marcou muito, dá-o a alguém que ficará feliz ao recebê-lo.
 
Há alguns anos, quando ela me dizia isto, eu pensava: “Não me quero desfazer dos meus livros e, por isso, vou guardá-los a todos!” (imaginem isto dito com voz de criança...dá bem para imaginar, não é?).
Mas hoje vejo que isso seria uma autêntica epopeia! Como é que arranjaria espaço para todos eles?? Além do mais, há livros que lemos e que acabam por não nos marcar muito. Já me aconteceu várias vezes acabar de ler o livro e pensar: “Gostei muito deste livro! Um dia, ainda irei relê-lo!”. Mas, depois de se passarem vários meses e ter lido outros géneros e outros autores, acabo por olhar para esse livro em particular e pensar que, apesar de ter gostado muito na altura, agora já nem sei muito bem a história, nem consigo descrever o que tinha gostado tanto nele. Quando isto me acontece percebo que este livro está a mais na estante. Em alguns meses todos nós crescemos (ou envelhecemos), e as nossas vivências e leituras vão influenciar a forma como experienciamos um livro novo, e como encaramos os livros que já lemos há algum tempo atrás.
Por isso, na altura do Natal e de Verão, acabo sempre por fazer uma mini arrumação e despedir-me de alguns livros que já não reler. Afinal, se podemos fazer outras pessoas felizes, porquê não o fazer??

E vocês? Costumam dar os vossos livros? Ou preferem guardá-los todos?


Comentários

  1. Normalmente também faço umas limpezas! Dou os livros que já não quero às minhas primas mais novas, deixo as escolher. Já deixei alguns num alfarrabista e já doei à biblioteca. Como tenho kindle, ultimamente tenho comprado em formato digital, continuando a ser muito fã do papel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia!!!!!!! Que bom ver-te aqui!!!
      Realmente o Kindle dá mesmo jeito, não é?
      Deixar livros em Alfarrabistas ou em Bibliotecas parece-me uma excelente ideia! :)

      Eliminar
  2. Olá, Kel,
    Realmente é um aoptima ideia, dar a outra pessoa aqueles livros que no para nós estão lá na estante por estar. Tenho alguns casos assim e cheguei a pensar vender alguns, mas acabo por desistir. Mas faço outra coisa: empresto muito os meus livros e eles andam em rotação, pelo que dá para manter espaço na estante :D
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Emprestar livros é uma excelente ideia...só não acho muita piada quando eles não nos chegam às mãos da mesma forma que os levaram. :p
      Mas quando são livros que não nos marcaram muito, acaba por ser mais importante dar-lhes alguma utilidade do que ficar só na estante a apanhar pó, não é?
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Guardá-los a todos seria difícil! Eu gosto imenso de oferecer e doar livros. Guardo alguns de que não abdico mas adoro ver um sorriso sempre que ofereço um livro! É um partilhar do mundo que me faz sentir muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o teu comentário!
      A partilha é fundamental no nosso mundo :)
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  4. Eu prefiro guarda-los todos!!!
    Apesar de não ter já espaço para os guardar.....
    Um dia quando for velhinha hei-de doa-los há biblioteca da minha terrinha.
    Manias^-^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo-te! Se pudesse também ficava com eles todos! Mas como tal é impossível, é melhor fazer outro leitor feliz :D
      Mas acho que a biblioteca da tua terrinha vai ficar mesmo feliz!!! ;)

      Eliminar
  5. Olá Kel,
    Antes custava-me muito desfazer dos livros, mesmo daqueles que sabia quem não ia ler ou que li e não gostei nada. Mas hoje em dia já não sinto isso. Por isso faço doações de livros e vendo alguns ou troco. Assim arranjo espaço na estante e o livro arranja uma nova casa :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois! É mesmo esse o meu espírito :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Até agora só consegui dar livros de que não gostei mesmo nada e só foram três ou quatro, ou repetidos, esses já foram mais e gostei de os oferecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau! Eu gostava de ter espaço para guardar todos e só dar aqueles que não tinha gostado mesmo :p
      De qualquer forma, é sempre bom oferecer um livro, não é? Principalmente quando vemos que o livro tem mesmo a ver com a pessoa em questão :D

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Eu também! E há imensos livros que adorava quando era miúda que nunca me vou conseguir desfazer :D
      Mas também há muitos livros que li enquanto adulta que estão apenas a apanhar pó na estante :p

      Eliminar

Enviar um comentário