[Banda Desenhada] Opinião - Fables vol.2



 
E já devorei o segundo volume desta série.

Desta vez a história não se desenrola em Nova Iorque, mas numa quinta que se situa a alguns quilómetros de distância, onde estão alojadas as personagens dos contos de fadas que não são humanos, vivendo assim num recanto onde os “mundanos” não podem descobrir a sua existência. Branca, como vice-presidente, tem agendadas visitas periódicas à quinta, para fazer pequenas inspecções aos habitantes e ao local. Neste volume, estava marcada uma dessas inspecção, e Branca decide levar a irmã Rosa Vermelha consigo, para tentarem resolver algumas das suas desavenças…mas os planos não decorrem como era esperado. Quando lá chegam, apercebem-se que estão perante uma revolução dos animais, não tendo forma de comunicar com os restantes habitantes das fábulas, tendo de resolver esta questão sozinhas. Um dado curioso, mesmo que pudessem entrar em contacto com o Xerife da comunidade, ele nunca poderia fazer nada – o Xerife é o Bigby, o Lobo Mau dos contos de fadas, que está proibido de entrar na quinta para não matar mais porquinhos….

Esta história foi inspirada no livro “Animal Farm” (O Triunfo dos Porcos) de George Orwell. Tal como no livro de Orwell, os protagonistas da revolução eram os três porquinhos, que tentaram libertar a comunidade de uma certa opressão, procurando criar um sociedade utópica. Nesta quinta surgem muitas personagens que ainda não tinham aparecido, como os três porquinhos (que já tinha mencionado), os animais do Livro da Selva (Baguera, Shere Khan, cobra Kaa), os três ursos e a Cachinhos Dourados, entre outros.

Só posso dizer que acho a forma como o autor interligou o livro de Orwell com as personagens dos contos de fadas absolutamente genial. Uma Banda Desenhada cheia de acção, suspense, personagens bem construídas e, mesmo sendo uma história bastante diferente da do primeiro volume, existe uma união de histórias sem lacunas (pelo menos, eu não descobri nenhuma…).

Estou a adorar!

Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
Su
AUTHOR
29 de janeiro de 2016 às 15:36 delete

Olá, Kel,
Não conhecia esta BD. A história parece mesmo original :D um "reteling" muito diferente...

beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
4 de fevereiro de 2016 às 11:06 delete

Eu estou a gostar muito de a ler. O vol.3 já se está a tornar um bocadinho diferente dos anteriores mas, mesmo assim, mantêm a qualidade!
Beijinhos

Reply
avatar