[Banda Desenhada] Fables - Introdução e Volume1




Já não lia bandas desenhadas há taaaaaaanto tempo! Já tinha saudades de ver uma história “em quadradinhos”. Este Natal li um livro do Tio Patinhas/Donald, mas nem livrinhos desse género eu tenho lido nos últimos tempos…
Descobri esta BD através de uma grande amiga. Estávamos a falar sobre séries que seguimos na TV e como eu disse que estava a ver o Once Upon a Time, ela sugeriu-me esta BD que também aborda as personagens de contos de fadas, mas de uma forma completamente diferente da série televisiva. Fiquei extremamente curiosa e fui procurá-la na internet.

Fables é uma banda desenhada que começou a ser publicada em 2002, pela DC Comics. Nesta história, os protagonistas são personagens dos contos de fadas (Branca de Neve, Bela e o Monstro, Lobo Mau, etc.) que tiveram de fugir das suas terras natal porque estas estavam a ser invadidas e destruídas. Resolveram partir para o nosso mundo, ficando a viver numa comunidade clandestina em Nova Iorque. Apesar de viverem no mundo dos humanos têm as suas próprias leis, e respondem perante o Rei Cole, que funciona como o Presidente, e a Branca de Neve, que é a vice-presidente.
História escrita por Bill Willingham e desenhada por Mark Buckingham, conta também com colaborações de Lan Medina e Steve Leialoha.  Devido à sua popularidade, Fables deu origem a mais duas séries: Jack of Jables e Fairest. Em 2015, na edição 150, o autor decidiu terminar a BD.

Agora segue a minha opinião: 
A ideia é excelente! Este primeiro volume apresenta várias personagens, como a Branca de Neve, o seu ex-marido Príncipe Encantado, a Bela e o Monstro, o Lobo Mau, um dos Porquinhos, o Barba Azul, entre outros. Todos eles têm os seus problemas e preocupações mundanas – a Bela e o Monstro são um casal infeliz que quer rapidamente a separação, o Príncipe Encantado é um engatatão que esbanja todo o seu dinheiro, o Lobo Mau é agora o xerife desta comunidade, tentando redimir-se pelo mal que fez na sua terra natal….
Estas personagens, apesar de serem conhecidas de todos nós, são abordadas nesta história de outro ponto de vista, de um prima muito mais humano. Neste volume, o Lobo Mau e a Branca de Neve tentam resolver um crime que aconteceu a uma das personagens dos contos de fadas, conseguindo trazendo uma pitada de mistério e suspense à história, não sendo apenas um romance entre as personagens já conhecidas. Este primeiro volume explora um conto dos Irmãos Grimm pouco conhecido (pelo menos para mim…) chamado “Branca de Neve e Rosa Vermelha”, no qual a Branca de Neve tem uma irmã – a Rosa Vermelha. Para contradizer a história original, neste volume elas são duas irmãs muito pouco unidas e com imensos problemas….mas para mais pormenores, só lendo o primeiro volume!
Fiquei totalmente fã da história. Em relação ao desenho, já não fiquei tão fã…pessoalmente, não é o tipo de traço que mais aprecio. De qualquer forma, é bastante agradável de seguir.
Resumindo, gostei muito do primeiro volume e vou ler este fim-de-semana o volume seguinte!

Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
J.
AUTHOR
16 de janeiro de 2016 às 22:37 delete

Hehe ainda bem que gostaste ;)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
20 de janeiro de 2016 às 15:18 delete

Estou a gostar imenso! Tu, realmente, só dás boas ideias ;)

Reply
avatar