[Livros Natalícios] #10 - A Noite de Natal - Sophia de Mello Breyner Andresen




A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.


 
Desta vez, decidi um livro muito especial. Para mim, é verdadeiramente um clássico de Natal – foi o primeiro livro de Natal que tive consciência de ler. De certeza que antes deste li outros livros de Natal, mas este é o primeiro de que tenho realmente memória de ler sobre o Natal. Li-o nas aulas de Português do 6ºano e, apesar de já não me lembrar exactamente da história, marcou-me! Lembro-me de folhear o livro, de tirar apontamentos, de ler e reler determinadas passagens para tentar perceber se me estaria a escapar algum pormenor que a professora fosse abordar na aula seguinte….foi, sem dúvida, o livro “escolar” que mais gostei de ler. (Ainda estava numa idade que, quando era obrigatório ler um livro, lia-o com gosto….depois “obrigaram-me” a ler Os Maias e O Memorial do Convento e deixei-os a meio…mas isso já é outra história que ficará para uma outra rúbrica).
Se nunca leram, não esperem mais! Se já leram algum livro da Sophia de Mello Breyner Andresen, já sabem porque é que o devem ler, se nunca leram nada desta escritora, não fazem ideia do que é que estão a perder!
E já agora, posso dizer, que este vai para a lista de livros de Natal para reler nas próximas semanas!


 Vou acrescentar apenas mais um pormenor....o meu livro, comprado há, pelo menos, 15 anos, tem a capa que eu coloquei acima. Entretanto, encontrei esta na Internet, que faz parte de uma colecção de livros da Porto Editora, que reúne títulos indicados no Plano Nacional de Leitura (e que são de referência da literatura portuguesa e universal).
Qual é que gostam mais??

Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
Tita
AUTHOR
16 de dezembro de 2015 às 12:51 delete

Olá KEl
Uma grande falha minha é nunca ter lido nada de Sophia de Mello Breyner Andresen mas tenho muita curiosidade e este livro parece bem fofo!
Beijinhos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
25 de dezembro de 2015 às 19:10 delete

É uma autora que vale a pena conhecer!!!
Beijinhos e boas festas

Reply
avatar

Mensagens populares