[Livros Natalícios] #1 - O Mistério de Natal - Jostein Gaarder


 Pretendendo ser um conto de Natal empolgante, O Mistério de Natal conta-nos a história de um calendário mágico ao qual se encontra subjacente um enigma. AO longo de todo o livro, enquadrado por magníficas ilustrações, Jostein Gaarder consegue mais uma vez criar uma atmosfera intrigante que envolve, cativa e fascina o leitor. E como elementos aliciantes, o autor utiliza um grupo de peregrinos que viaja em sentido contrário ao do tempo, sendo eles uma menina, alguns anjos e pastores, várias ovelhas e um pequeno cordeiro de pelo macio. Uma história de Natal fascinante que confere um novo sentido ao mistério do nascimento de Jesus.





Decidi começar esta Lista de Livros Natalícios com este livro por duas razões: por gostar muito deste autor (e ter uma certa curiosidade neste livro), e por este livro ter como tema principal o nascimento de Jesus

Existem vários tipos de livros de Natal – aqueles que falam sobre o verdadeiro espírito natalício, (o amor, a amizade, a compaixão, a partilha); aqueles que contam histórias leves e divertidas tendo o Pai Natal como principal foco; e depois existe aquele tipo de livro que desconstrói os princípios do Natal, tendo como base o humor negro, que satiriza o Pai Natal e todos os ícones que associamos ao Natal. Olhando para os vários tipos de livros natalícios, pareceu-me apropriado começar esta lista com um livro que fala sobre os verdadeiros valores de Natal, tendo como base a história do nascimento de Jesus, com pastorinhos, anjinhos e ovelhinhas a embelezar o tema. 

Outra razão que me levou a escolher este livro, é o formato da própria história! O protagonista desta história acompanha um grupo de peregrinos que viajam no tempo para testemunhar o nascimento de Jesus. Esta viagem começa no dia 1 de Dezembro, terminando no dia 24 de Dezembro, levando as personagens a conhecer o meio onde Jesus nasceu e 

Nunca li este livro, mas gosto imenso dos livros de Jostein Gaarder. O autor tem um dom de escrever histórias profundas que nos fazem pensar sobre a vida, a índole humana e o próprio pensamento. Associando as suas características de escrita ao universo natalício, só posso prever que seja um excelente livro.


Previous
Next Post »

4 comentários

Write comentários
Su
AUTHOR
2 de dezembro de 2015 às 12:52 delete

Olá, Kel,
Do autor ainda li "O Mundo de Sofia" e o "Olá, está aí alguém?". Gostei e acho que ele tema capacidade de falar de certos assuntos com um toque muito diferente. Este parece-me bem :D gosto de ver o Natal como uma festa pagã para afastar a escuridão do Inverno, mas nunca é demais lembrar os bons valores que o permeiam.
Esta listagem tua também parece uma boa forma de termos ideias para prendas :D

beijinhos e boas leituras!

Reply
avatar
2 de dezembro de 2015 às 13:41 delete

Olá!
Gosto muito desta tua rubrica :) vou estar atenta a todos os livros!
Este já tinha ouvido falar, mas ainda não li.
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
5 de dezembro de 2015 às 19:33 delete

Olá Su!
Eu já li uns quantos livros deste autor. Li os dois que mencionaste, e li também "O Castelo dos Pirinéus", "O Castelo do Príncipe Sapo", "A Rapariga das Laranjas", e já tenho mais um dele cá em casa para ler! Como vês, é um autor que gosto bastante :p
A questão dos valores associados ao Natal vai se perdendo...e o pior, é que as pessoas só se lembram de ajudar os outros nesta data, ignorando no resto do ano as pessoas necessitadas...pensando nisto, optei por começar a lista com um livro que lembre os principais valores, não só do Natal, mas do ser humano! :)
E se a lista te ajudar a escolher prendas, fico feliz! :)
Beijinhos e boas leituras.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
5 de dezembro de 2015 às 19:34 delete

Olá Isaura!
Obrigada pelo apoio! Espero que gostes dos livros que eu escolher :)
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar