[Opinião] Avozinha Gângster - David Walliams





Título Original: Gangsta Granny
Tradução: Rita Amaral
Editora: Porto Editora
Faixa Etária: dos 11 aos 14
Páginas: 256
Classificação: 5



Sinopse
O nosso herói, Bem, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Bem desconhece:
·         A sua avozinha é uma famosa ladra de jóias.
·         E toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa Inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben..

Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

Opinião
Definitivamente, há livros infantis que também podem encher as medidas aos adultos.
Este livrinho deixou-me deliciada. É surpreendente a forma como este autor consegue transpor para este livro a realidade da vida, contada de uma forma suave e humorística. Com muitos momentos ternurentos e outros tantos de repletos de piadas, este livro narra a história de Ben que todas as sextas é “despejado” pelos pais na casa da avó. E porquê “despejado”? Porque os pais vêem esta senhora apenas como alguém extremamente conveniente para deixar o Ben durante uma noite, podendo ter assim algum tempo sem o filho. Mesmo sabendo que Ben detesta ficar na avó porque ela não é divertida e só lhe dá a comer sopa de couve.
Mas com o passar das sextas, Ben vai percebendo que a avó é muito mais do que imagina, e vai começar a dar-lhe o devido valor e a atenção que ela merece.
O livro mostra uma série de clichés, como pais ausentes que passam os seus serões fixados na TV sem darem a devido atenção ao filho, o abandono da avó, a importância das aparências e do que os outros pensam, entre outras coisas.
Depois de uma grande trapalhada e de uma grande aventura, os pais de Ben apercebem-se do que é realmente importante, mostrando a Ben o amor e o orgulho que sentem por ele.
E, no final, o livro tem mais um ensinamento – como é lidar com a morte. Afinal, todos nós, mais cedo ou mais tarde, teremos de lidar com a morte dos nossos avós ou outros entes queridos. E não é algo fácil de lidar nem de aceitar…

Um excelente livro. Não só para crianças, mas para todos aqueles que gostam de ler um livro ternurento que mostra as coisas verdadeiramente importantes da vida.

Previous
Next Post »

4 comentários

Write comentários
Denise
AUTHOR
15 de setembro de 2015 às 23:09 delete

Muito bom!
Gostei muito da análise, Kel.


Beijinhos e boas leituras :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
17 de setembro de 2015 às 00:05 delete

Olá Denise!

Obrigada :D
Beijinhos

Reply
avatar
Tânia G.
AUTHOR
20 de setembro de 2015 às 17:28 delete

Olá,
Parece ser um livro muito interessante.
Gostei da tua opinião.
Beijinhos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
22 de setembro de 2015 às 22:00 delete

Olá Tânia,

Vale a pena ler. Apesar de ser um livro infantil, faz pensar sobre o rumo de determinadas coisas. Vale a pena ler!
Obrigada :)
Beijinhos

Reply
avatar

Mensagens populares