[Opinião] O Corsário Negro - Emilio Salgari





Título Original: Il Corsaro Nero
Tradução: A. Duarte de Almeida
Editora: Clube do Autor
Colecção: Os livros da minha Vida
Páginas: 320
Classificação: 3,5/5



Sinopse
O Corsário Negro é um temido pirata que navega elos mares do golfo do México causando terror por todos os lugares onde passa. Mas, na verdade, trata-se de um fidalgo italiano apostado em vingar a morte dos irmãos de um duque flamengo.

Opinião
Provavelmente vocês não sabem (ou se calhar, até sabem..), mas eu adoro piratas. Nem sei explicar muito bem porquê, mas sempre senti um certo fascínio por este mundo de proscritos e criminosos, em que a sua ambição é viver o melhor que puderem, um dia de cada vez. Uma vida boémia e aventureira. No fundo, sempre tive uma ideia muito “romântica” desta vida no mar, mesmo sabendo que os verdadeiros piratas viviam em condições terríveis, que tinham uma esperança de vida baixíssima, e que muitos destes fugiam da sua vida do continente, porque em terra tinham uma vida ainda mais miserável do que no mar.

Mas agora falando deste livro mais concretamente…Foi uma leitura muito agradável! A escrita de Salgari é simples, pouco descritiva, que se destaca na narração de guerrilhas e emboscadas. Nos momentos mais tensos da intriga consegue incutir no leitor a adrenalina e a excitação que os protagonistas sentem, conseguindo manter o suspense até ao último segundo. Foram muitas as emboscadas a que os piratas foram sujeitos, mas o Corsário Negro, com a sua calma e rápido pensamento, conseguiu sempre arranjar forma de a contornarem. A história desenrola-se de uma forma contínua, não existindo muitas partes paradas. O suspense e a acção são dois dos principais ingredientes deste livro, com também algum romance à mistura.
O protagonista, o Corsário Negro, tem um único objectivo de vida – vingar a morte dos irmãos. Mas para conseguir concretizar os seus objectivos terá de passar por várias aventuras recheadas de todos os tipos de armadilhas. Mas, aquilo que realmente mete medo a este destemido capitão é algo mais assustador que uma espada apontada à garganta – é uma antiga profecia, que anuncia que o seu único amor será a sua perdição. E assim, neste volume, Salgari apresenta este protagonista – o Corsário Negro -,  o seu passado e os motivos que o levaram a procurar uma forma de se vingar; a paixão e a dor de saber o que é amar, e o que é o mundo da pirataria.

Infelizmente, este livro é o primeiro de uma colecção de vários volumes (5 volumes na língua original). E digo infelizmente porque os livros deste escritor não são editados há bastantes anos no nosso país, a não ser este livro que foi editado pelo Clube do Autor. Existem edições bastante antigas (1898-1907), mas que não voltaram a ser editados. Pelos vistos, há livros e escritores que também passam de moda….mas deixarei este tema para outra oportunidade.



Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
C.
AUTHOR
8 de setembro de 2015 às 11:53 delete

Partilho contigo uma TAG que adorei fazer Certified Bookaholic ;)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
15 de setembro de 2015 às 00:18 delete

Obrigada C.!!
Já vou dar uma vista de olhos!
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar