[Marcador] Lembrança de Berlim - Checkpoint Charlie


Na última semana fui passar uns dias a Berlim. Apesar de ter sido uma viagem de poucos dias, foi um excelente passeio. Sair do nosso país e visitar novas cidades, novos povos e novos costumes é, de facto, muito enriquecedor. Faz-nos crescer por dentro – faz-nos ver o mundo de outro prisma. E Berlim é, além do mais, uma cidade muito bonita, que dá gosto de percorrer. Ao contrário do que eu imaginava, é uma cidade que prima pelo verde e pelos espaços. Não vi ruas estreitas e apertadas, nem conjuntos de prédios grandes e sufocantes. Vi grandes avenidas, com os prédios e habitações todos do mesmo tamanho, ruas bem cuidadas, e uma população extremamente bem educada, que se levanta do metro e do autocarro, sem hesitar, para ceder o seu lugar a uma pessoa que esteja a pé e que seja mais velha (mesmo não aparentando estar cansada e mesmo não sendo um velhinho de bengala – apenas alguém mais velho). Mas vou deixar os meus comentários à cidade para outra altura…


E hoje trago-vos dois marcadores que comprei junto ao Checkpoint Charlie – um posto militar que existia entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, ou seja, um dos locais onde era possível atravessar o Muro de Berlim. Nos dias de hoje, este local é utilizado com memorial, tendo um museu dedicado à história do Muro e de histórias de alemães que tentaram atravessar o muro clandestinamente.
Utilizando o Muro de Berlim como principal “acessório”, é possível encontrar postais, marcadores, e outros objectos, com um pequeno exemplar de pedra retirado deste emblemático muro. Sinceramente, não sei como é que há “tanto muro para tantas lembranças”…se calhar, o que está aqui é apenas um bocado de cimento pintado. Mas mesmo assim, não deixa de ter o aspecto simbólico do que o muro representou, e não deixa de ser um marcador engraçado!


E que tal? Gostaram?

Previous
Next Post »