[Opinião] A Loja dos Suicídios - Jean Teulé



 

Título Original: Les Magasin des Suicides
Tradução: Susana Serrão
Editora: Guerra e Paz
Páginas: 222
Classificação: 3/5




Sinopse
“Morto ou reembolsado”! Eis o slogan da Maison Tuvache, uma lojinha que comercializa tudo o que há de mais fino e eficaz para a lúgubre empresa do suicídio. Há dez gerações que a Loja dos Suicídios satisfaz 100% da clientela: morrem todos e não fica nenhum para reclamar. Mas a família recebe um novo elemento, a criança que traz come ela uma terrível maldição: a alegria de viver. O pequeno Alan passa os dias a cantarolar, a consolar os clientes e, pior que tudo, a rir. Sim, Alan gargalha. Alan é um optimista. E prepara-se para sabotar o próspero negócio de família.


Opinião
Um livro extremamente original, de um humor negro surpreendente.
Este livro conta a história de uma família totalmente disfuncional, que gere uma loja de (imagine-se..) suicídios! E um dos seus slogans é “A sua vida foi um fracasso? Connosco a sua morte será um sucesso!”. Pois é mesmo isso, um casal com três filhos empenha-se diariamente a ajudar pessoas que querem acabar com a sua vida a fazê-lo de uma forma eficaz e memorável, podendo ser uma morte rápida, lenta, artística ou exótica (visto ter venenos das mais exóticas criaturas).
Este casal tem três filhos, todos eles com nomes extremamente originais – o mais velho chama-se Vicent (em homenagem ao suicídio de Van Gogh), a filha do meio é Marilyn (em homenagem à overdose de Marilyn Monroe) e o mais novo chama-se Alan (nome dedicado a Alan Turing, inventor do computador, que se suicidou com uma maçã de cianeto). Os dois filhos mais velhos são um orgulho para os pais – jovens deprimidos, cabisbaixos, ideais para gerir uma loja de suicídios. Mas o mais novo não corresponde às expectativas, visto ser um jovem sempre alegre, cheio de vida e extremamente positivo em relação a tudo. E é este filho que vai fazer com que a vida dos pais ande “pernas para o ar”!
Apesar de ser à volta de uma temática extremamente negra, o livro é repleto de humor. É impossível ler este livro e não soltar uma gargalhada de vez em quando. O final da história deixou-me extremamente surpreendida!...e não vou explicar porquê para não deixar aqui spoilers…
Não é um livro sublime, mas é um livro muito original, que nos ajuda a esquecer dos momentos mais negros do nosso dia.

Previous
Next Post »

3 comentários

Write comentários
Tânia G.
AUTHOR
17 de junho de 2015 às 12:54 delete

Olá,
O titulo é sinistro mas parece ser um óptimo livro.
Ainda bem que gostaste, isso é que importa.
Beijinhos

Reply
avatar
18 de junho de 2015 às 11:26 delete

Olá!

Li este livro no início do ano e gostei bastante. Muito criativo e cómico.
Fartei-me de rir em algumas situações.

Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
26 de junho de 2015 às 11:04 delete

Olá Tânia,
De facto o título é um bocado assustador...mas o livro vale a pena!

Olá Isaura,
Vale a pena ler este livro para descontrair, não é? :)

Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares