[Releitura] Harry Potter e o Cálice de Fogo - J. K. Rowling





Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Tradução: Isabel Fraga, Isabel Nunes, Manuela Madureira
Editora: Editorial Presença
Páginas: 591
Classificação: 5/5



Nas férias da Páscoa deu-me uma vontade enorme de voltar a ler os livros do Harry Potter (de vez em quando dá-me destas coisas...), e então decidi reler o quarto livro da saga, um dos meus preferidos.
É sempre maravilhoso voltar àquele mundo que marcou tanto o meu crescimento, tanto como leitora como enquanto pessoa. Claro que sabia a história base toda, mas com os anos os pormenores começam a desvanecer-se, e esta releitura levou-me a relembrar muita coisa fantástica deste livro.
Em primeiro lugar, tenho de falar da escrita de J. K. Rowling - simples, directa e com poucos floreados - exactamente como me lembrava dela. Claro que hoje em dia tento encontrar livros com escritas mais ricas, mas a escrita de Rowling, apesar de tudo, consegue agarrar o leitor de tal forma que se torna difícil parar de ler! Apesar de já conhecer o livro de cor, eu não consegui parar de o ler. Durante três dias andei agarrada a este livro (coisa que já não me acontecia de forma tão "obcecada" há muito tempo) levando-o comigo para outro lado e lendo-o em todo o lado e a qualquer hora. Enfim, parece que o gosto de ler Harry Potter se mantém, apesar do passar dos anos….
Logo desde o início é notória a preocupação que a autora tem relembrar ao leitor determinados pormenores - mesmo sendo o 4º livro da saga e presumindo-se que o leitor tem acompanhado todos os episódios de Harry e dos amigos, a autora, nos primeiros capítulos, apresenta cada uma das personagens que vai surgindo, deixando algumas indicações dos livros anteriores. Achei extremamente cuidadoso da parte dela estas indicações, não só para ajudar os novos leitores que caíram nesta saga de "pára-quedas", como também para os leitores mais esquecidos, que poderiam não se lembrar de determinadas coisas...
Em relação à história, mais concretamente, havia muita coisa que não me lembrava - o torneio mundial de Quidditch, o aparecimento da marca negra no final deste torneio, a zanga de Harry e de Ron, as notícias asquerosas da Rita Skeeter (só me lembrava da forma como Hermione a tinha descoberto no final), a descoberta sobre a ascendência de Hagrid, a associação a favor dos elfos domésticos criados por Hermione, entre outras coisas.
Mas havia muita coisa que me lembrava perfeitamente - as três tarefas, a forma como o nome de Harry foi parar ao cálice, quem o ajudou a passar a segunda tarefa, a história do falso Moody Olho Louco, a morte de Cedric, e o reaparecimento de Voldemort.
No final do livro é que me apercebi que este livro é um pouco mais maduro do que os anteriores - a primeira paixoneta de Harry, a sua primeira zanga com o seu melhor amigo, a primeira vez que se sente realmente sozinho desde que descobriu que era feiticeiro, o contacto com a morte, a descoberta de que, realmente, Harry não pode confiar em ninguém....

Adorei reler este livro. Sei que esta opinião não é bem uma opinião sobre a obra em si...é uma opinião sobre uma releitura de um livro que significou imenso para mim. Tenho mesmo de voltar a ler os outros livros da série.

Previous
Next Post »

3 comentários

Write comentários
Tânia G.
AUTHOR
27 de maio de 2015 às 12:53 delete

Olá,
Há certos livros que merecem ser relidos e os do Harry Potter são fantásticos. Ainda bem que gostaste de o reler porque já me aconteceu gostar do livro a 1ª vez e da 2ª não achei o livro tão bom.
Beijinhos

Reply
avatar
Femme Trivial
AUTHOR
6 de junho de 2015 às 19:25 delete

Também ando a reler mas em inglês. Comecei este mês o Príncipe Mestiço ;) Adoro HP!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
10 de junho de 2015 às 00:59 delete

Olá Tânia. Eu já li tantas vezes os livros do Harry Potter que já me estão "entranhados na pele" :p Quando os volto a ler, encontro novamente todo o encanto e magia...é incrível! Sinto-me novamente uma criança :p

Olá Femme Trivial,
Também queria reler os livros do Harry Potter em inglês, mas ainda não tive oportunidade...e desta vez queria tanto ler um dos livros, que peguei logo naquele que estava na estante! :)
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares