[Opinião] Batman #1 - Colecção 75 Anos




Durante a minha infância nunca achei muita piada às bandas desenhadas nem aos desenhos animados do Batman. Preferia acompanhar as histórias, em papel ou na TV, dos X-Men ou do Homem Aranha. Só mais tarde é que comecei a perceber o mundo mais sombrio e obscuro presente no universo e Batman, e passei a adorar a personagem.
Sempre adorei ler bandas desenhadas, mas nunca segui um herói a 100%, visto que ia comprando aqui e acolá as bds e, por isso, nunca acompanhava as histórias “de fio a pavio”.

Mas como o jornal Sol está a lançar esta colecção, não consegui resistir, e tive de comprar o 1º volume. História criada por Frank Miller e pelo desenhador David Mazzucchelli e publicada  em 1986 nos volumes #404 a #407 da revista Batman. Esta história retrata os primeiros anos deste vigilante, ainda sem máscara nem nome, e onde define qual será o seu papel na história de Gotham. Surge também o detective Gordon aparecendo, desde aí, uma espécie de “parceria” entre os dois. O retorno do milionário à cidade natal não foi nada fácil, e os primeiros tempos do detective nesta mesma cidade também não.

Adorei a história e forma como estava contada. Para quem conhece as histórias mais recentes de Batman é extraordinário ler algo que deu origem à personagem como ela hoje é conhecida. Só o desenho é que me desiludiu um pouco, mas a verdade é que não é o desenho estilizado que estamos habituados a ver nas bandas desenhadas de hoje. Gostei também dos desenhos que colocaram no final do livro de algumas capas da altura e de outros esboços.

Falando da edição – tem uma capa fantástica. Adorei as cores, a capa, o tipo de papel. É realmente uma colecção que vale a pena. Só tenho um aspecto negativo mas, apesar de ser apenas um, é extremamente importante. O aspecto monetário. Cada volume da colecção custa €8,90, e sai um novo capítulo todas as semanas. Ao fim do mês o preço já não é assim tão chamativo. Se os livros fossem lançados de duas em duas, ou de três em três semanas, eu certamente faria a colecção toda. Nestas condições, ainda terei de ponderar muito bem.

Previous
Next Post »