[Desabafo] Triângulo Jota / Mudanças de Capa numa colecção




A minha história enquanto leitora começou com o primeiro livro da saga Harry Potter. Foi com este “amigo” que eu comecei a ganhar o gosto pela leitura. Só que surgiu um grande problema…o que é que eu iria ler entre um livro da saga e outro? Depois do primeiro livro tive de esperar uns meses pelos segundo e pelo terceiro, e depois alguns anos pelo quarto. Neste “entretanto” o que é que eu iria ler? A verdade, é que me senti bastante perdida! Deram-me vários livros da colecção Uma Aventura e eu nunca consegui achar-lhes piada. Arranjaram-me outros livros das mais variadas colecções infanto-juvenis, mas nada igualava à escrita e história criada por J. K. Rowling….

Entretanto, veio-me parar às mãos um livro da colecção Triângulo Jota. Foi amor à primeira vista. Adorei as personagens, a escrita, as aventuras, as temáticas. Finalmente tinha encontrado uma colecção que me dava prazer ler. Li todos os livros disponíveis da série e, sempre que saía um novo, lia-o também.
Mesmo com o passar dos anos, sempre que via um novo volume da saga, comprava-o e lia-o. Entretanto, passaram-se vários anos em que não vi nenhum título novo desta saga…até há uns dias atrás. Passei por uma banca de livros num shopping e reparei que na parte dedicada a livros juvenis estava mais um do Triângulo Jota….e não consegui resistir – comprei-o e li-o :p (a opinião do livro será publicada futuramente).
 
Apesar de todo o prazer que ainda hoje me dá voltar a ler estes livros de Álvaro Magalhães (que falarei posteriormente), resolvi escrever este post por outro motivo – as capas! Desde que comecei a ler esta colecção, já encontrei quatro capas diferentes, como mostro na imagem. A primeira é a cinzenta, depois passou para preto (que é a minha preferida), quando a série foi adaptada para a televisão surgiu a capa azul com os protagonistas (actores) na capa, e agora é aquela capa altamente infantil e descontextualizada. Não vos parece que em vez de evoluir, as capas foram regredindo?
Além de não achar bonito, não é correcto com os leitores que fizeram a colecção. Os meus livro O Morto Contente que é azul e bastante maior que os livros anteriores, e o outro é o livro mais recente O Clube dos Imortais com a capa mais recente.
ros desta saga são todos cinzentos ou pretos (que até não fica mal a junção dos dois), com excepção dos dois últimos – um é

O que acham desta situação?



Previous
Next Post »

4 comentários

Write comentários
Tânia G.
AUTHOR
14 de janeiro de 2015 às 12:47 delete

Olá,

Eu odeio quando os livros, da mesma coleção, são totalmente diferentes. Nem parecem pertencer à mesma coleção.
Quando era mais nova também li alguns dos livros e posteriormente vi a série.

Bjos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
15 de janeiro de 2015 às 22:16 delete

É mesmo isso Tania. Nunca vi a série...quando descobri que estava a dar, já estava a terminar.
Beijinhos

Reply
avatar
Andre Silva
AUTHOR
14 de julho de 2015 às 09:17 delete

Bom dia, eu tenho os livros todos, excepto este ultimo, que folgo em saber que finalmente veio um novo titulo....
Tenho a mesma opinião, nao percebo porque esta alteração das capas, 4 capas diferentes não se justifica.. quem coleciona, fica com uma rica vista, livros diferentes da mesma coleção..
leiam tambem o livro do mesmo autor "A ilha do chifre de ouro", vale a pena.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
1 de agosto de 2015 às 00:06 delete

Olá Andre,

Também já li "A Ilha do Chifre de Ouro" e gostei muito!
Será que o autor vai continuar a publicar mais títulos da colecção Triângulo Jota? Quando li este livro fiquei com esta dúvida...tenho de pesquisar... :)
Boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares