Harry Potter - Moment of the Week #16



 
#16 – Favorite creature from the series






Tenho duas criaturas que sempre me fascinaram no universo de Harry Potter. Primeiro, são os centauros. Não são propriamente uma criação da J. K. Rowling, visto serem oriundos da mitologia grega, mas gosto da forma como a autora os inseriu na história.

Mas há uma criatura criada pela autora que também me fascina – os Dementors. Provavelmente são as criaturas das trevas mais marcantes da série, visto que se alimentam da felicidade humana, fazendo os humanos reviverem as suas memórias mais tristes. Estas criaturas são os guardas da prisão de feiticeiros Azkaban, deixando os prisioneiros num estado constante de depressão, mantendo-os presos devido à manipulação emocional. Além de sugarem a felicidade dos seres humanos, são também assustadores porque podem sugar a alma de uma pessoa, que não a mata, mas deixa-a num estado vegetativo.
Uma coisa curiosa nestas criaturas, é que o único feitiço que os afasta – Expecto Patronum – é um feitiço extremamente poderoso, que para o realizar é necessário evocar uma memória feliz (faz sentido, não é?). E o próprio feitiço adquire a forma de um animal relacionado com o feiticeiro que produz o feitiço. Um feitiço recheado de poder e beleza, para afastar criaturas que evocam a tristeza, a depressão, o sofrimento.

Sinceramente, sempre que eles apareciam nos livros, eu arrepiava-me. Não queria nada encontrar um destes “ao virar da esquina”. Mas, por ser uma criatura tão marcante, é, sem dúvida, uma das minhas preferidas criadas por J. K. Rowling. 



Previous
Next Post »

Mensagens populares