[Amigo Convidado] Opinião - Hotel Memória - João Tordo


E o primeiro texto escrito por um dos meus convidados, é a opinião do livro Hotel Memória de João Tordo. Muito obrigada M. pela opinião! :)




Hotel Memória
João Tordo
Quidnovi
226 páginas






Opinião
Há tempos que sentia necessidade em conhecer a escrita de João Tordo. Casualmente caiu-me nas mãos o Hotel Memória.
A voracidade da leitura acompanha-nos constantemente, até finalizar o livro. Senti-me absorvida em pleno na sua leitura, porque cada página se descobre e vê mistério.
A ligação perfeita de ficção encontra-se neste livro: mistério e amor.

Estudante de pós-graduação em Nova Iorque apaixona-se por uma rapariga não muito comum, que falece quando menos se espera. Este acontecimento leva-o a uma profusão de sentimentos e interrogações que o conduzem a um homem sem eira, nem beira, perdido de si e do mundo. Fica-lhe o Hotel Memória para os tempos em que tem algum dinheiro, apesar de ser um lugar que deveria ser interdito à habitação. A troco de sobrevivência, Samuel propõe-lhe que seja “detective” na procura de um fadista português, desaparecido há muitos anos e possuidor de um portentoso talento que conquistou a Big Apple. Assim, a personagem narradora do livro, que já viveu o que anteriormente foi descrito, desce ao submundo do dinheiro sujo, droga, pancada e morte, conhecendo o âmago da pobreza da condição humana.
Descobrimos aos poucos as coisas mais inesperadas entre a ligação das personagens e o vazio em que as vidas delas se tornam.

João Tordo é um dos mais relevantes autores de ficção dos nossos tempos.

Leia o livro e, dentro do género, se surpreenderá.
Previous
Next Post »