Harry Potter and the Philosopher's Stone - J. K. Rowling [Releitura]


Título Original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Colecção: Harry Potter #1
Editora: Bloomsbury
Livro de Bolso
Páginas: 223
Classificação: 5/5




Opinião
Não é para mim hábito de ler livros em inglês e, por isso, uma das resoluções para este ano é ler mais em inglês. Este ainda foi uma leitura de 2013, mas foi um bom início para continuar a realizar neste novo ano.
Agora em relação a este livro.
Já perdi a conta à quantidade de vezes que li a saga Harry Potter, em particular o primeiro livro. A primeira vez que o li tinha 8 anos e foi com este livro que abri os olhos para o imenso universo da literatura.
Passados todos estes anos, a saga Harry Potter continua a ter um lugar muito especial no meu coração. Por este motivo, tinha algum receio de que quando relesse o livro ficasse decepcionada, visto ser um livro de carácter mais juvenil. Ainda bem que este receio era infundado. Li e adorei-o!

A escrita de J. K. Rowling é simples, directa e muito acessível. Na história, os acontecimentos sucedem-se uns aos outros, não havendo momentos mortos, conseguindo por isso agarrar o leitor, sendo praticamente impossível parar de ler o livro. Lembro-me de sentir o mesmo quando li o livro na minha infância/adolescência e voltou a acontecer desta vez. Esta é uma das características mais marcantes em livros do género infanto-juvenil, visto que consegue levar um jovem a entrar na história e não querer sair mais.
Agora em relação à história, está extremamente bem conseguida. As personagens são bem construídas, e apercebi-me durante a leitura que já não me lembrava de determinados pormenores, como a atitude presunçosa da Hermione no início do ano lectivo em Hogwarts, que só depois do meio do livro é que é modificada. Sinceramente, já via os três protagonistas como amigos inseparáveis, que nem me lembrava de como tinha começado a sua amizade. Foi fantástico visitar velhos amigos como o Hagrid, os gémeos Weasley (que sempre adorei), Dumbledore, entre outros, e ver como foram feitas as primeiras aparições de cada personagem nesta saga fantástica. Penso que nem é preciso dizer que foi maravilhoso voltar a “pisar o chão” de Hogwart e “viver” naquele universo mágico.
 Durante a leitura, é perceptível que a escritora vai deixando pequenos pormenores por resolver, juntando-os apenas no fim. Sei que a primeira vez que li o livro, o final deixou-me rendida, visto que não tinha imaginado um desfecho assim. Agora, mesmo sabendo o livro de trás para a frente, ainda existem alguns pormenores durante a história que estão relacionados com o desfecho deste livro e com os livros seguintes, que eu não me tinha apercebido.

J. K. Rowling destaca-se na criação deste mundo mágico, tal como com a criação das personagens, tendo todas personalidades e características diferentes. A sua escrita é extremamente apelativa, e a sua história entranha-se no ser que a lê.
Em relação à edição, achei-a extremamente prática, leve e a letra é do tamanho certo – o problema em livros de bolso é o tamanho reduzido da letra, que cansa os olhos e dificulta a leitura. Neste caso, achei o livro super fofo. A capa é também simples mas bonita, bastante diferente das nossas capas portuguesas.


É me complicado dar uma opinião de um livro que li tantas vezes e que faz parte do meu ser desde uma tenra idade…só posso dizer que foi mesmo bom voltar a este mundo.
Previous
Next Post »

6 comentários

Write comentários
Jose
AUTHOR
19 de janeiro de 2014 às 10:58 delete

Harry Potter é tão bom ^^
Também já perdi a conta ao número de vezes que reli a saga, mas da última vez que o fiz (2012/2013) notei que a própria escrita da autora evoluiu ao longo dos livros, que, tal como a história, foi amadurecendo.
E claro, há sempre aqueles pequenos detalhes que muito mais tarde revelam-se importantes, o que demonstra que a J.K.Rowling já tinha ideia de todo o argumento... Uma autora brilhante!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
19 de janeiro de 2014 às 19:39 delete

Sem sombra de dúvidas José!
J. K. Rowling é mesmo uma autora fenomenal :)
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
19 de janeiro de 2014 às 20:55 delete

Acho que o José disse tudo.
É impressionante como, se formos a ver a saga toda, há por aqui e ali pistas de coisas que vão acontecer no futuro, tantas ligações entre os livros, parece que toda a história foi planeada antes de ser escrita.
É por tudo isso, por tudo o que esta história é e representa, que para mim vai ser sempre uma saga favorita e marcante na minha vida. :)
Beijinho

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
19 de janeiro de 2014 às 22:54 delete

Olá Neptuno,

A autora é mesmo fantástica não é? Esta saga também é uma das minhas preferidas, e foi com ela que "ganhei" o gosto pela leitura!
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Mónica Silva
AUTHOR
19 de janeiro de 2014 às 23:45 delete

Ai agora deste-me uma vontade enorme de reler a saga inteira *.*
Os sentimentos que estes livros me trazem são indescritíveis!Não sei se hoje seria a leitora ávida que sou se não fossem estes livros e a maravilhosa J.K. Rowling, devo-lhe muito! <3

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
20 de janeiro de 2014 às 14:21 delete

Olá Mónica,
Parece que somos muitos os leitores que devemos muito à J. K. Rowling! è, sem dúvida, uma escritora marcante!
Em relação à saga, quero ver se este ano a vou reler. Agora que comecei com a Pedra Filosofal, fiquei cheia de vontade de ler os outros livros outra vez. :p
Beijinhos

Reply
avatar

Mensagens populares