[Seduções Literárias ] "Ele Está de Volta"


Revistas e jornais têm-se destacado cada vez mais nas minhas leituras semanais. Como amante de livros que sou, tento ler sempre as críticas de livros que aparecem nesses mesmos jornais. Quando os livros abordados me despertam o interesse e as suas críticas são positivas, o apetite por livros torna-se mais insistente, ficando cheia de vontade de ler os livros indicados pelas críticas.
Nesta nova rúbrica pretendo falar destas seduções literárias que me vão surgindo, fazendo aumentar o número de livros que integram na minha lista de livros “para ler”.


Ao ler as Tentações da Revista Sábado que saiu há duas semanas, deparei-me, na parte dedicada aos livros, com o seguinte título:
Hitler está vivo
(esta é a premissa do bestseller que está a causar polémica na Alemanha)”

Fiquei extremamente curiosa e dediquei uns escassos minutos a ler o artigo escrito por Marco Alves, no qual descreve o livro e o autor.
Neste livro, Hitler esteve em coma desde a II Guerra Mundial e acorda em 2011, começando a deambular pelas ruas. É rapidamente reconhecido, mas as pessoas pensam que é um actor (e dos bons) a interpretar o papel de Hitler. “Rapidamente se torna um sucesso, aparece em programas de televisão e, naturalmente, começa a entrar na política.”
Este livro chegou rapidamente aos Tops Alemães, gerando bastante polémica. Passo a citar o autor do artigo, que descreve este sucesso literário como: “onde ninguém sabe muito bem se o sucesso de vendas significa que as pessoas de riem de Hitler ou sentem saudades dele. É certo é que continua o fascínio. “Quis demonstrar que Hitler poderia ser bem-sucedido hoje como foi no passado – apenas o seria de forma diferente”, disse o autor numa entrevista”.

Numa altura em que a situação económica em Portugal anda por maus caminhos, com a Alemanha a ditar os caminhos que temos de trilhar, este livro surge para relembrar um dos momentos mais negros da história da Humanidade e o que o ser humano é capaz de fazer (e nalguns casos, de esquecer).

Fiquei com imensa vontade de ler este livro. O ser humano é demasiado complexo. Será que nos dias de hoje, Hitler voltaria a ter a mesma aceitação?
Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
Rita Ribeiro
AUTHOR
3 de outubro de 2013 às 00:51 delete

Olá Kel. :)

Fiquei muito curiosa de ler este livro! Adorei a sinopse e das questões que são colocadas com o mesmo. Gostei igualmente de ler este teu artigo e a referência a esta rúbrica da Sábado, que confesso que ainda me deixou mais curiosa. Mal tenha oportunidade tenho de o adquirir. :)

Beijinhos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
3 de outubro de 2013 às 12:33 delete

Olá!

Sabes que quando pego numa revista/jornal leio o que aparece referente a livros e escritores. Este artigo na Sábado acabou por me despertar o interesse e por isso achei uma ideia gira começar a falar aqui no blog sobre este tipo de artigos que vou lendo :p
Vamos ver quando é que vou adquirir este livro ;)
Beijinhos

Reply
avatar