Os Jogos da Fome - Suzanne Collins [Opinião]



Título Original: The Hunger Games
Colecção: Via Láctea – Os Jogos da Fome livro I
Tradutor: Jaime Araújo
Editora: Editorial Presença
Páginas: 260
Classificação: 4,5/5



Sinopse
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzes do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitólio, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome – um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é “matar ou morrer”. No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.


Opinião
Um livro simplesmente viciante.
Há muito tempo que não lia um livro juvenil que gostasse tanto, e que me fizesse agarrar o livro da primeira à ultima página.

Uma escrita simples, com um vocabulário muito acessível e com poucas descrições. Uma linguagem para qualquer idade.
O mundo onde esta história se desenrola, é muito bem elaborado, com uma passado definido e uma história política bem pensada. Como indica na sinopse, é uma nação governada por um poder central, o Capitólio, que mantém os distritos deste “país” sobre uma regência extremamente rígida e sanguinária. Vivem sobre uma ditadura, completamente controlados pelo poder central. Este regime está muito bem descrito e consegue demonstrar muito bem a opressão que o povo vive perante este governo. A ideia da escritora é genial, e consegue descrevê-la de uma forma simples, mas muito bem conseguida.
A protagonista do livro é uma rapariga forte, obstinada, corajosa, que é capaz de se oferecer para combater num espectáculo de combates mortais onde a probabilidade de sair de lá com vida é mínima, no lugar da sua irmã mais nova. Katniss é então enviada para uma grande arena onde estão 24 concorrentes em jogo, e só um sobreviverá (parece mesmo um programa televisivo de domingo à noite, não é?). O livro conta a história de Katniss enquanto habitante do Distrito 12, a forma como foi “escolhida” para participar na arena e depois o seu jogo de sobrevivência na arena.

Não existem momentos parados ou mais entediantes no livro todo. O leitor só sente que tem de ler mais e mais….um dos pontos fortes deste livro é mesmo o ritmo do desenrolar da história. A história não pára! A história é contada de uma forma contínua, sem momentos de reflexão ou de análise. É a acção das personagens que nos faz reflectir e mantêm-nos na expectativa de saber o que virá a seguir.

Sinceramente, os últimos livros juvenis que li decepcionaram-me…este surpreendeu-me! Tive de me render às evidências que estou perante um livro notável, viciante e inovador.

O próximo da saga já está na mesinha de cabeceira para ler!

Previous
Next Post »

11 comentários

Write comentários
1 de julho de 2013 às 21:15 delete

Provavelmente não chegarei a ler os livros... vi somente o filme que, como todos os filmes, é uma visão de um grupo restrito de pessoas que leram o livro e escreveram um guião. O que acho interessante e, por vezes, demasiadamente repetitivo é o "esquema" das coisas. Mundos imaginários, governos tiranos que subjugam os povos, etc.

...Tens de ver o filme "Equilibrium"

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
1 de julho de 2013 às 21:21 delete

Pois...mas da forma como tu falas do filme "ao vivo" gostaste do "mundo imaginário, governos tiranos.." :p
Acho que o ponto forte mesmo do livro é a forma como está escrito! É uma história que não pára..agora tenho de ver o filme e fazer a comparação. :)

Já vi o Equilibrium :p

Reply
avatar
Chaise Longue
AUTHOR
1 de julho de 2013 às 21:58 delete

E descobriste a desgraça, num bom sentido, chamada Jogos da Fome!=D Se gostaste deste, tens de ler o Divergente ;)

Reply
avatar
Mafs
AUTHOR
1 de julho de 2013 às 22:24 delete

eu vi primeiro o filme e só depois o livro. Claro que adorei o livro :D
e acho que através do livro percebemos muito mais a confusão de sentimentos que passam entre a Katniss e o Peeta xD quero muito ler a continuação ;)

bjinhos

Reply
avatar
Mónica Silva
AUTHOR
2 de julho de 2013 às 23:57 delete

Adoro esta trilogia! Falta-me só ler o 3º volume, mas os 2 primeiros são altamente viciantes!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
4 de julho de 2013 às 15:04 delete

Olá a todas,

Patrícia, não faço ideia que livro é o Divergente. Mas se tu aconselhas, confio no teu bom gosto :p

Mafs, acredito que a parte dos sentimentos das personagens seja mais visível nos livros...de qualquer das maneiras, quero muito ver o filme :)

Mónica, o segundo também já foi devorado...só me falta ler o terceiro! Sinceramente a meio do segundo pensei "não acredito, mais do mesmo??", mas o final compensa! A autor tem mesmo ideias geniais :)

Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Chaise Longue
AUTHOR
4 de julho de 2013 às 18:22 delete

Não sabes mas tens de passar a saber =p É muito bom! Aconselho muitooooo xD

beijinhooos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
4 de julho de 2013 às 23:20 delete

Okis. Vou por na lista :p

Beijinhos

Reply
avatar
Rita Ribeiro
AUTHOR
10 de julho de 2013 às 15:45 delete

Olá Kel. :)

Fico contente que tenhas gostado do primeiro volume e acredito que gostarás da trilogia na sua totalidade, pois é realmente viciante. :)

Também penso que irás gostar do "Divergente", que também é muito bom.

Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
10 de julho de 2013 às 15:49 delete

Olá Rita,

Estou a adorar a trilogia. Já li o segundo e comecei hoje o terceiro livro...é mesmo viciante!!!

Bem, se tu e a Patrícia me falam do "Divergente" então tenho mesmo de o ler :p

Beijinhos

Reply
avatar
28 de julho de 2013 às 11:22 delete

Gostei, mas até hoje fiquei-me só pelo 1°… acho que me vou ficar pelos filmes com os restantes livros :P

Reply
avatar