Metamorfose à Beira do Céu - Mathias Malzieu [Opinião]




Título Original: Métamorphese en bord de ciel
Tradutor: Tânia Ganho
Editora: Bertrand
Páginas: 124
Classificação: 4/5




Sinopse
Todos nós temos sonhos; o do jovem Tom “Hematoma” CLoudman é voar. Por isso fez carreira como acrobata – segundo alguns, é o pior acrobata do mundo – e especializou-se em números de alto risco, pois assim sente-se mais próximo do céu. Entre saltos e piruetas, sempre sem rede, o seu corpo vai-se desgastando, até que um dia lhe é diagnosticada uma doença incurável. O destido de Tom, contudo, não é viver de asas cortadas.

Opinião
Um livro pequeno, mas grande em escrita e temática. Um pequeno livro que não nos deixa indiferentes devido à escrita poética e à beleza e profundidade das personagens.
O Sonho comanda a Vida! Esta é a mensagem mais forte deixada pelo autor. Tom Hematoma vive comandado pelo sonho de poder alcançar o céu. Afinal a sua vida dá uma reviravolta, sendo dominado por uma doença terminal, tendo de estar cercado por quatro paredes, enfiado numa cama, sem poder andar nem voar. O autor mostra claramente o que é a esperança num momento destes. Coloca também outra personagem numa situação semelhante, uma criança que também tem de passar os seus dias ligada a máquinas e a fios, e que vê o Tom como um exemplo a seguir.
Este livro lê-se rapidamente, mas os momentos profundos e poéticos são constantes, tornando a leitura extremamente agradável, apesar de focar um tema bastante pesado. O final do livro é, de certa forma, previsível, mas mesmo assim o autor conseguiu dar-lhe um toque de magia e grandiosidade que permite fecharmos o livro com um sorriso nos lábios.

Previous
Next Post »

9 comentários

Write comentários
8 de março de 2013 às 15:11 delete

Olá Kel,
gostei da sinopse do livro, mas principalmente da sua opinião, pois de fato um livro não precisa ter 500 páginas para ser considerado uma bom livro, o q vale mesmo é qualidade do livro independente do n° de páginas q ele venha à ter. Vou procurar esse livro aqui no Brasil tomara q eu encontre, pois sua opinião me convenceu a lê-lo :D
Algo q queria lhe falar, é q gostaria MUITO de receber sua visita no meu blog, e tê-la como seguidora, pois, vc escreve muito bem, e o seu blog é fanrástico, quem sabe vc não me ajuda a melhorar o meu? Mas enfim, o meu blog está no início, mas esta bacana, vou deixar o meu link aqui, caso queira conhecê-lo, certo?.http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/ estou te aguardando por lá, certo? :D
Abraços e boa leituras!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
8 de março de 2013 às 23:59 delete

Olá Amanda!
Brigada pelo seu comentário! É bom vermos que as outras pessoas gostam de ler o que escrevemos.
E eu já conhecia o seu blog...já sou seguidores há algum tempo. Ainda não comentei nada, mas nestes próximos dias vou lá dar uma vista de olhos.
Beijos e boas leituas

Reply
avatar
Leitora
AUTHOR
9 de março de 2013 às 09:56 delete

Olá
Eu adorei este livro gostei mesmo muito dele e da sua mensagem.
Boas leituras

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de março de 2013 às 18:54 delete

Olá Leitora,
Também gostei do livro, mas acho que gostei mais do "A Mecânica do Coração". Nem sei muito bem porquê...:p
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
Nymphadora
AUTHOR
23 de março de 2013 às 12:14 delete

Ai, o nome da personagem matou-me... se calhar, era melhor se não tivessem traduzido! xD
Duvido muito que chegue aos pés d'"A Mecânica do Coração" :p

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
23 de março de 2013 às 23:38 delete

Sim...fica mesmo bonito o nome assim não é? :p
O livro está giro! E acho que não é uma questão de ser melhor ou pior que "A Mecânica do Coração". São livros escritos com a mesma escrita poética, mas com temática um pouco diferente. Se quiseres empresto-te :)

Reply
avatar
7 de dezembro de 2013 às 01:48 delete

Olá, adorei a resenha, fiquei muito curiosa para ler o livro. Li A mecânica do coração e adorei. Gostaria muito de ler este, você sabe se tem aqui no Brasil?
Beijos, Karol.

Reply
avatar
7 de dezembro de 2013 às 01:50 delete

Olá, adorei a resenha.
Li deste mesmo autor a mecânica do coração e adorei. Gostaria muito de ler este. Você sabe se tem no Brasil?

Beijos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
8 de dezembro de 2013 às 00:21 delete

Olá Karoline,
Não sei se foi editada no Brasil...mas se gostaste d'A Mecânica do Coração, então também vais gostar deste :)
Beijinhos

Reply
avatar