Hobbit [Um Livro, Um Filme]


 Título Original: The Hobbit: An Unexpected Journey
Ano: 2010

Género: Aventura/Fantasia
Duração: 169 min.

Realização: Peter Jackson
Intérpretes: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage



De volta ao Shire, ao mundo dos anões e dos feiticeiros, dos elfos e de Rivendell, de volta à Terra Média.
Fui ver este filme com uma grande expectativa. Não era apenas por ser o filme do Hobbit, mas sim por ser o regresso a um dos mundos que mais marcou a minha vida literária.
Pois bem, com as expectativas tão altas, só podia acontecer duas coisas, sair feliz da vida do cinema ou sair de lá super decepcionada. Aconteceu a segunda hipótese…
Li inúmeras opiniões sobre este filme, e ainda não encontrei ninguém que partilhasse a minha desilusão. Mas gostos são gostos e, por isso, vou passar a explicar o que me levou a sair da sala de cinema tão cabisbaixa.

Foi bom voltar a ver Gandalf, o Shire, mas quando surgem os anões e têm um banquete gigante na casa do Bilbo, que até deu direito a duas canções e malabarismo com pratos, só me ocorria uma coisa - “encher chouriços”. Além disso, a história andou a um passo de caracol, com histórias pelo meio que não me pareciam retiradas do livro Hobbit (talvez do Silmarillion??), e com filmagens demasiado parecidas com o filme A Irmandade do Anel, como por exemplo a fuga dos anões da gruta dos goblins que está muito parecida com  a fuga da irmandade dos túneis de Mória (existem várias cenas mas já vi o filme há umas semanas e já não consigo dar muitos exemplos…)
Não me interpretem mal, eu adorei a trilogia d’O Senhor dos Anéis, e adorei voltar a este mundo. Mas estava à espera que o realizador inovasse, e que não transformasse um livro de 200 e tal páginas numa trilogia. Não será “esticar demasiado a corda”??
Apesar do meu descontentamento tenho também de dizer do que gostei. Os efeitos estão fantásticos (como já seria de esperar) e os anões estão um máximo! Refiro-me tanto à interpretação como também a toda a maquilhagem. 

Será que houve mais opiniões como a minha?
Previous
Next Post »

6 comentários

Write comentários
Alu
AUTHOR
22 de janeiro de 2013 às 14:44 delete

Concordo plenamente. 3 filmes são demais!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
22 de janeiro de 2013 às 14:50 delete

Olá Alu!
Sim..podiam ter feito apenas um filme, e seria perfeito! Parece que querem fazer mais uma epopeia só para dar lucro :s

Reply
avatar
Ghost Reader
AUTHOR
5 de fevereiro de 2013 às 13:53 delete

Oi!

Ainda não vi o filme.. Para ser sincera não sou fisicamente capaz de dar 6€ (que nunca são só 6 porque nunca vou sozinha..xD) para ir ver um filme.. Saco-o da net..=S (sim, sou uma desavergonhada... Mas à falta de €...)
Ui, concordo,mesmo sem ter visto o filme: uma trilogia para um livro de 200 páginas?
Das duas uma, ou vão ter super atenção aos pormenores TODOS ou vão fazer como tu dizes.. Encher chouriços!=S

Bjinhos!**

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
6 de fevereiro de 2013 às 15:39 delete

Sabes que cada vez mais me custa pagar tanto para ver um filme! Não és a única a sacar os filmes...neste momento tenho uma série deles aqui no pc para ver :p
Agora que vi o "1º" Hobbit vou ver os outros dois...mas acho simplesmente ridículo dividirem-no...
Beijinhos :D

Reply
avatar
Joana
AUTHOR
17 de fevereiro de 2013 às 21:13 delete

eu gostei imenso do filme, mas ainda não consegui perceber onde é que o Peter Jackson vai buscar material ao livro para fazer mais dois filmes (que penso que iram ter tanto tempo como este de duração), visto que o livro d'O Hobbit é pequenino, e este filme já levou a história quase até meio do livro. talvez ele dê muito destaque à Guerra dos 5 Exércitos, não sei...
mas gostei do filme. foi bom voltar ao Shire :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
18 de fevereiro de 2013 às 22:20 delete

Olá Joana, bem vinda! :)
Sim, realmente é estranho fazer uma trilogia deste livro..vamos lá ver o que o realizador nos prepara :)
Eu de certa forma gostei de voltar ao Shire, voltar à Terra Média e a todo aquele mundo fantástico criado por Tolkien...apesar de tudo foi um mundo que marcou imenso a minha adolescência :)
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares