A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin [Opinião]




Título Original: A Game of Thrones
Tradução: Jorge Candeias
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 379
Classificação: 5/5




Sinopse
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.

Opinião
Completamente viciante!

A minha história com este livro remonta há 2 anos atrás, em que uma grande amiga minha andava a devorar a saga, e lá me emprestou o primeiro volume para eu entrar no mesmo mundo em que ela se perdia sempre que podia. Comecei então a ler o livro, mas eu estava a ultrapassar alguns momentos menos felizes na altura, e quando isso me acontece não me consigo concentrar num livro. Lembro-me de ter começado a ler outros livros muito diferentes, mesmo para apagar o cérebro e não pensar. Não pensei mais no George R. R. Martin.
Quando surgiu a série na televisão, depois de tantos blogs falarem maravilhas sobre os livros, resolvi ver uns quantos episódios e pensei “uma saga com todos os ingredientes que eu adoro e eu não a consegui ler??? Devia estar maluca…”. Bem, depois deste pensamento me passar pela cabeça, andei à procura da altura ideal para comprar os livros (porque me faz um bocado confusão a quantidade gigantesca de volumes, visto que a nossa tradução faz duplicar os livros), e quando vi uma boa promoção na Fnac, não resisti!

Agora, o que posso dizer que ainda não tenha sido dito por este livro?....(boa pergunta)
Não vou dizer nada de novo, mas este livro é o início de uma saga singular. Um novo universo repleto de personagens viciantes, sobre lições de vida e humanidade, vícios e degradações, segredos e intrigas. Um livro em que cada capítulo pertence a uma personagem, com muitos nomes para decorar de início…mas que facilmente o leitor decora e consegue seguir na leitura sem problemas.

E maldito final que me deixou na espectativa….o segundo livro já cá anda em casa J
Previous
Next Post »

5 comentários

Write comentários
Mónica Silva
AUTHOR
14 de janeiro de 2013 às 20:01 delete

Ainda bem que deste uma segunda oportunidade ao livro, é uma saga maravilhosa, absolutamente viciante *.*

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
14 de janeiro de 2013 às 22:25 delete

Sim, ainda bem que lhe dei outra oportunidade, senão estaria a perder uma grande saga!!!! :p
Tenho de acabar o que estou a ler para começar o segundo volume :)

Reply
avatar
Jojo
AUTHOR
15 de janeiro de 2013 às 00:58 delete

Pronto, mais uma que se perdeu por Westeros!!! :p
Bem, ao menos já não me vou sentir sozinha. Sou completamente viciada no Jon Snow, perdão na história ( e no Jon também!).

Kel, minha amiga prepara-te para o segundo volume! Eu fiquei com vontade de elogiar o Martin mas também de lhe dar um par de estalos ...

Beijinhos*

Reply
avatar
Rita
AUTHOR
6 de fevereiro de 2013 às 22:56 delete

Olá Kel. :)

Esta é uma das minhas sagas preferidas, pelo que fico contente que tenhas gostado assim tanto do primeiro volume. Adoro a história, a escrita e descrições do Martin, tal como das personagens e da forma como o escritor nos faz sentir, como a Jojo referiu, que tanto nos dá vontade de o elogiar, por ser uma mente brilhante, como nos dá vontade de lhe dar uns abanões, pelo que faz às personagens. :P Espero que gostes dos seguintes volumes.

Beijinhos e boas leituras*

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
6 de fevereiro de 2013 às 23:13 delete

Quando acabar o livro que estou a ler, o próximo será o segundo volume do George Martin...e já sei que nos anos (que são este mês) vou receber os próximos dois :)
Até quero ver quais são as personagens que o autor "despacha"...toda a gente comenta o facto dele matar muitas personagens :(
Beijinhos*

Reply
avatar

Mensagens populares