A Espada de Fortriu - Juliet Marillier [Opinião]





Título Original: Blade of Fortriu
Tradução: Luís Miguel Santos
Editora: Bertrand
Páginas: 576
Classificação: 4/5





Sinopse
Livro II das “Crónicas de Bridei” depois de “O Espelho Negro”. A “Espada de Fortriu” cobre os primeiros seis anos do reinado de Bridei como rei de Fortriu. O reino de Fortriu gozou cinco anos de paz desde que Bridei chegou ao trono. Agora, o rei prepara-se para uma guerra há muito esperada que, segundo pensa, banirá para sempre do Ocidente os invasores Galeses. A princesa Ana, refém de Fortriu desde a sua infância, é enviada para Norte, para se casar, estrategicamente, com um líder que nunca viu, e com isso ganhar um aliado no qual se baseia a vitória de Bridei. A sua escolta é conduzida por um homem que ela despreza: o enigmático Faolan, assassino e espião de Bridei.

Opinião
Escrever a opinião deste livro tornou-se um bocado complicada para mim. Passo a explicar porquê.
Juliet Marillier foi uma das escritoras que mais se destacou no meu crescimento literário. Li “A Filha da Floresta” com 13/14 anos e, desde essa altura, coloquei esta escritora num pedestal. Foram vários os livros que li dela na minha adolescência, mas a certa altura fui me virando para outros escritores, outros géneros, outras formas de escrita. Já não lia um livro dela há alguns anos…e comecei a ler este livro com tantas espectativas que de início me desiludi. A escrita era mais simples do que o que eu me lembrava, tal como as descrições, a introdução inicial das personagens.

Fui avançando na história, e a personagem Faolan começou a ganhar protagonismo (as personagens masculinas da Juliet são sempre memoráveis). O livro começou a agarrar-me cada vez mais, e finalmente senti-me dentro do mundo da Juliet, como em tempos idos me sentia.
As personagens criadas pela Juliet são sempre caixinhas de surpresas...tendo muitas vezes segredos obscuros e personalidades versáteis que conseguem adaptar-se e evoluir consoante as situações. Ana é uma destas personagens, que inicialmente eu não dei muita importância e que, sinceramente, me parecia pouco interessante. Ao virar das páginas, Ana foi crescendo, ganhando mais personalidade e mais força (mais do que aquela que ela própria pensava que tinha).

Nas primeiras páginas do livro, consegui logo elaborar uma história, um romance, um desfecho para a história e para as personagens. Afinal, estava bem enganada…a escritora criou um enredo muito mais complexo do que eu esperava. Tanto a história como o “casal protagonista” não era exactamente aquele que eu tinha imaginado. Fiquei muitas vezes admirada com o rumo que determinadas personagens seguiram…
O enredo político é também muito interessante, e ainda me surpreendeu mais quando li no final do livro as notas da escritora, em que esta menciona que são inspiradas em factos verídicos, apesar de existirem muitas partes improvisadas, visto não haver dados suficientes para recriar todos os acontecimentos.

Comecei o livro desmotivada e desiludida…mas valeu a pena lê-lo. Um livro muito próprio da Juliet, com personagens ricas e enredos imprevisíveis. Vale a pena ler! Principalmente para quem já acompanha a saga ou já leu outros livros da escritora.
Previous
Next Post »

10 comentários

Write comentários
Ghost Reader
AUTHOR
8 de janeiro de 2013 às 23:48 delete

Olá!=D

Após leres a minha opinião, sabes que a minha é um pouco tendenciosa..=p
Eu conheci Marillier com "O Filho de Thor" e rapidamente fiquei fã! Apesar da simplicidade, que nem sempre é uma coisa má, dá grande ênfase às personagens e à história em si e isso, para mim, vale tudo!=)
Também fiquei super surpreendida com o final deste livro, precisamente porque já imaginava uma história e um desfecho e saiu-me tudo furado!xD
Por favor, lê o próximo, que foi, de longe, o meu favorito! Especialmente se adoraste o Faolan.
Desculpa o testamento!xD

Bjinhos e boas leituras!**

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de janeiro de 2013 às 01:16 delete

Olá!
Acho muito bem que deixes aqui testamentos :p
Bem, eu tinha visto a tua opinião quando estava a ler o livro e, de certa forma, foi ela que me motivou a leitura :)
Mas já tenho o terceiro cá por casa..ainda tenho outras coisas para ler, mas quero acabar a saga. Mas em relação ao final deste livro..estava à espera de outro final para o Faolan....ele é tão....tão....memorável :p (não sei o que lhe hei-de chamar..)
Beijinhos

Reply
avatar
Ghost Reader
AUTHOR
9 de janeiro de 2013 às 22:30 delete

Eheh, ainda bem que gostas porque, não tendo ninguém com quem falar aqui sobre livros e tendo em conta que eu ADOREI esta saga (principalmente os dois últimos), não me inibo nada em faze-lo!xD
Ai, memorável? Eu digo-te muito sinceramente, já não gostava tanto (para não dizer que me apaixonei) de um personagem há muuuuuuiiiiittttttooooo tempo!=p
No último livro ele é personagem principal e consolei os olhinhos e a imaginação a le-lo!=)
Aconselhava-te, se conseguires aguentar a dose, claro, a ler o terceiro o mais depressa possível, porque ainda tens este livro muito vivo e vibras mais com o "O Poço das Sombras"!xD

Bjinhos e boas leituras!**

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de janeiro de 2013 às 23:01 delete

Até lia já "O Poço das Sombras" mas não o tenho comigo..está na casa dos meus pais. Mas tens razão. Tendo a história mais presente, é mais fácil estabelecer a continuidade da história :)
Quando tiver oportunidade vou trazê-lo comigo.
Já leste A Trilogia Sevenwaters?? É a minha preferida da autora...e "A Filha da Floresta" continua a ser o livro preferido da Juliet. :)
Beijinhos

Reply
avatar
9 de janeiro de 2013 às 23:24 delete

Adoro o Blog :)

alugue-um-livro.blogspot.com

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de janeiro de 2013 às 23:35 delete

Obrigada!
Já vou ver o blog.
Boas leituras

Reply
avatar
Ghost Reader
AUTHOR
10 de janeiro de 2013 às 13:53 delete

Olha, para ser sincera estive com o primeiro na mão, aqui há uns dois dias, na bertrand.. Mas pensei: "Não, é melhor não me meter já noutra, que quando começo uma saga de Marillier não paro..." Por isso, quando acabar as que tenho em mão, já prometi a mim mesma que essa é a primeira que vou ler!=p
A "SevenWaters" é uma das primeiras dela, não é?=p

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
10 de janeiro de 2013 às 20:24 delete

Acho que foi o primeiro livro dela :)
Marcou-me mesmo muito..se quiseres que te empreste, avisa :)

Reply
avatar
Ghost Reader
AUTHOR
11 de janeiro de 2013 às 16:07 delete

Onde estás? Era bom se pudesses.. Eu tenho super cuidado e podia poupar uns €'s..=S

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
11 de janeiro de 2013 às 23:13 delete

Como eu te entendo! :)Também tenho de ter cuidado com as novas aquisições...estamos em altura de economizar :)
Ora bem, mais vale falarmos por mail ou assim...o meu email é gama.raquelm@gmail.com diz alguma coisa que combinamos por lá :)
Beijinhos

Reply
avatar

Mensagens populares