A Acompanhadora - Nina Berbérova [Opinião]




Título Original: L’accompagnatrice
Tradução: António Pescada
Editora: Ambar
Páginas: 116
Classificação: 1/5 – Não gostei





Sinopse
Nesta famosa novela, Nina Berbérova descreve genialmente a história da relação de uma cantora pertencente à alta sociedade de Sampetersburgo com a pianista sua acompanhadora e o exílio de ambas em Paris, nos anos que se seguem à Revolução de Outubro. Uma relação soldada pela magia da música mas não imune ao surdo protagonismo das classes sociais. Uma joia da literatura do século XX.
Nascida em 1901, exilada em França em 1925, emigrada para os Estados Unidos em 1950, Nina Berbérova é considerada hoje, após um reconhecimento internacional extremamente tardio ocorrido apenas nos anos’80, um dos grandes nomes da “intelligenzia” e da literatura russa de todos os tempos.

Opinião
Entrei numa daquelas feiras do livro que há nalgumas paragens de metro e encontrei esta colecçãozinha, a um preço muito jeitoso, e pensei “não tenho nenhum livro para ler, este cabe sem problemas na carteira e é bastante barato..vou escolher um”. Dei uma vista de olhos aos vários títulos que ali se encontravam e, depois de ler a contracapa desta obra que tecia bastantes elogios à escritora, decidi comprar este livro visto que é um tema da minha área.

Uma escrita banal, quase desinteressante. Personagens que não me despertaram interesse, uma história que se desenrolou demasiado depressa e em que alguns dos temas que me eram desconhecidos, como a necessidade de fuga do país e os problemas sociais na Rússia, não foram muito focados nem desenvolvidos.

Conclusão, li o livro todo porque era mesmo pequeno e em poucas viagens de metro dei “conta do recado”. Se fosse maior, teria ficado pelas primeiras páginas.
Da próxima vez vou levar um livro de casa e não cair na tentação de comprar um livro deste género….
Previous
Next Post »

Mensagens populares