Jane Eyre - Charlotte Bronte [Opinião]




Editora: Book.it
Tradução: Mafalda Dias
Páginas: 415
Classificação: 5/5 - Adorei





Sinope
Tido como autobiográfico, Jane Eyre é um marco da emancipação feminina. Uma menina infeliz, órfã de pai e mãe, obrigada pela força das circunstâncias a viver com uma tia que a odeia, é enviada para um colégio interno, onde se destaca como uma das melhores alunas da instituição e, mais tarde, como professora. Sem nada que a prenda ao colégio e ávida de independência, Jane torna-se preceptora de Adéle, pupila de Mr. Rochester, o proprietário de um imponente castelo, por quem se apaixona e com quem decide casar-se.

Opinião
Um romance extraordinário, que se entranha no nosso coração e deixa lá a ambição de encontrar um amor mais poderoso do que o mundo, mais poderoso do que o tempo.

Jane Eyre, após uma infância dura e dolorosa, tornou-se numa mulher forte, sem medo de dizer o que pensa, integra, corajosa, inteligente. Procurou a sua independência, e partiu para longe de tudo o que conhecia. Perdida no mundo, sem amigos ou família, encontra um local que lhe poderá dar tudo o que ambiciona, verdadeira amizade, um lar, um amor. Encontra o homem da sua vida, Mr. Rochester, que é um homem não muito bonito, não muito afável, fala de forma bruta e assertiva, dono de si e dos seus pensamentos. Ao mesmo tempo, é capaz de ser carinhoso, atencioso e quando está com a pessoa amada é um homem que faria tudo por ela. Adorei a personagem, adorei o facto de não ser o protótipo de homem de sonho, esbelto, simpático, romântico, mas sim um homem real, com defeitos e excentricidades. Mr. Rochester é, sem dúvida, uma das personagens masculinas mais carismáticas que tenho lido e, dito isto, só posso dizer que passou a ser a minha personagem preferida, de entre todas as outras que já li.

Mas esta história é o espelho da realidade, mostrando que na vida surgem imprevistos e reviravoltas, que os sonhos nos escapam como areia entre os nossos dedos, que existem dores que nos esmagam e tiram a ambição de viver. Existem inúmeros momentos de surpresa, cheios de intrigas, segredos e conspirações, em que o leitor não sabe para onde irá rumar a história.
Para finalizar, é uma história sobre um amor belíssimo, personagens fantásticas e uma escrita simples, mas que agarra o leitor, não o deixando largar o livro até o acabar.

Previous
Next Post »

12 comentários

Write comentários
Catarina
AUTHOR
27 de outubro de 2012 às 10:26 delete

Também adorei o livro *-*

Reply
avatar
27 de outubro de 2012 às 14:31 delete

Li à pouco e tempo e gostei muito mesmo.
Já vi o filme depois disso e também é giro mas o livro é bem melhor. :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
27 de outubro de 2012 às 15:44 delete

Catarina, o livro é mesmo lindo!!!

SarinhaT, eu já tinha visto a série, mas quando comecei a ler o livro, ele agarrou-me de tal forma que nunca mais me lembrei do que tinha visto :)

Reply
avatar
Catarina
AUTHOR
27 de outubro de 2012 às 15:58 delete

A série da BBC é muito melhor que o filme. eu achei ;)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
27 de outubro de 2012 às 16:18 delete

O filme ainda não vi. Mas gostei imenso da série...vou tentar ver o filme um dia destes :)

Reply
avatar
Mónica Silva
AUTHOR
28 de outubro de 2012 às 22:05 delete

Tenho este livro na estante há já algum tempo e com muita vergonha admito que ainda não o li. Mas depois desta excelente opinião fiquei com imensa vontade de o fazer! Passou para o topo da minha lista de próximas leituras!

[O meu blog: http://howtoliveathousandlives.blogspot.pt/]

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
29 de outubro de 2012 às 00:47 delete

Ainda bem que gostaste da opinião e que te motivou a ler este livro :)
Já vou visitar o teu blog.
Beijos e boas leituras

Reply
avatar
Madrigal
AUTHOR
29 de outubro de 2012 às 10:14 delete

é um dos meus grandes favoritos. Mas atenção que não existem só as adaptações de 2006 da BBC e o filme com o Fassbender, há várias adaptações, claro que estas duas são as melhores. Mas podes sempre ver partes das outras no youtube para teres uma ideia de como são :)
Sobre o Rochester só tenho a dizer que anda a despedaçar corações desde 1847 :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
29 de outubro de 2012 às 12:22 delete

Sim. Sei que há muitas versões, mas sinceramente nunca dediquei muito tempo a vê-las. Um dia vou destes vou procurar e entreter-me a ver qual é o Mr. Rochester que gosto mais :p
Obrigada pelo comentário!
Boas leituras

Reply
avatar
Marcinha
AUTHOR
29 de outubro de 2012 às 18:41 delete

Hum fiquei com muita vontade de ler.

Reply
avatar
FlowerShell
AUTHOR
18 de dezembro de 2012 às 17:31 delete

ja quero ler este livro ha muito tempo , pois vi o filme e gostei, mas agora fiquei ainda com mais vontade!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
18 de dezembro de 2012 às 17:47 delete

FlowerShell, este ficou a ser um dos meus livros preferidos. Adorei! Se gostaste do filme, lê o livro. Também vais gostar :)

Reply
avatar