Capas de Livros com o Poster do Cinema - Porquê?

Já tinha pensado nisto, mas só hoje é que me lembrei de escrever alguma coisa sobre o assunto.

O que é que vocês acham dos livros em que a capa é substituída pelo poster da adaptação cinematográfica?

O que eu quero dizer, é que cada vez vejo mais livros em que, quando é feito um filme inspirado no argumento do livro, automaticamente a capa é mudada para o poster do filme. O que vocês acham sobre isso?

Sinceramente, começa-me a irritar as mudanças de capa. Os leitores começam a ler a história e acabam por já ter uma ideia pré-concebida do físico da personagem, só de verem as personagens dos filmes. E noutros casos, como Os Três Mosqueteiros da editora Book.it, a imagem que escolhem para pôr na capa é uma adaptação muito fraquinha e muito fantasiada da história criada por Alexandre Dumas.

Sei que isto é apenas uma questão de markting, e as editoras querem atrair as pessoas que viram os filmes para também lerem os livros. Mas será que isso realmente resulta?

Algumas capas onde isso acontece:






Previous
Next Post »

14 comentários

Write comentários
16 de outubro de 2012 às 20:02 delete

É por essas e por outras que me abstraio de ver os filmes baseados nos livros, quer os tenha lido ou não.
Gosto de manter o canal da imaginação ligado na minha mente. Imaginar a meu belo prazer a fisionomia de uma determinada personagem. Impor uma imagem estilizada quebra por completo essa magia.

Boas leituras :)

Reply
avatar
Alu
AUTHOR
16 de outubro de 2012 às 20:15 delete

Também não gosto, mas penso que seja uma forma de tentar captar a atenção das pessoas que normalmente não compram livros, mas que podem fazê-lo por terem achado o filme espectacular :S

Reply
avatar
16 de outubro de 2012 às 20:23 delete

Eu acho que é uma estratégia comercial de baixo nível de associação dos filmes aos livros (os últimos sempre muito melhores que os primeiros)... é a "lei da selva" e as editoras fazem tudo e mais alguma coisa para tentar vender o máximo ao máximo.

Também com a música se passa o mesmo... Beethoven, Bach ou Mozart vendem sempre muito mais que Palestrina, Victoria ou Lasso. E se tiverem na capa do cd o "teu artista favorito", ainda mais vendem.

Reply
avatar
Marcinha
AUTHOR
16 de outubro de 2012 às 20:49 delete

Também não gosto, por exemplo no Dear John, o escritor descreve a rapariga como morena e na capa do livro ela é loira, fica meio confuso. Acredito que assim se venda mais, mas eu prefiro os livros com as capas normais.

Reply
avatar
16 de outubro de 2012 às 20:54 delete

Olá Kel
Por acaso este assunto já me tinha passado pela cabeça, e acho bastante mal porem os posters em vez da capa. Muita gente diz que não se julga um livro pela capa, mas na verdade... "não se julga um livro pelo filme"... ;)
Beijos

Reply
avatar
Ghost Reader
AUTHOR
16 de outubro de 2012 às 21:40 delete

Olá!=)

Bem, pessoalmente também detesto isso porque depois nunca consigo apagar completamente a imagem (pré-concebida, tal como dizes) das personagens e isso irrita-me profundamente. Acho que isso é pura estratégia de marketing, do género, viste o filme, gostaste, vais a passear pela rua e vês o livro "Ah, que giro, adorei aquele filme, não sabia que havia o livro, deixa-me ver se o livro é tão bom como o filme." Algo desse género...xD
É um tema interessante, muito bom post!=D

Bjinhos e boas leituras!**

Reply
avatar
Landslide
AUTHOR
17 de outubro de 2012 às 10:00 delete

Pessoalmente não gosto. Mas não me chateia muito se tiver gostado da adaptação, como no caso de "O Senhor dos Anéis".

Agora quanto à capa de "Os Três Mosqueteiros" comprei essa edição da book.it e detesto-a. Estou a considerar seriamente imprimir esta imagem (http://images.moviepostershop.com/the-three-musketeers-movie-poster-1993-1020269825.jpg) e forrar o livro. Se é para ter a capa de uma adaptação, então que seja uma em condições...

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
17 de outubro de 2012 às 11:57 delete

Olá a todos!

nacompanhiadoslivros, eu gosto de ver as adaptações do livro. Mas prefiro vê-las depois de o ler. Tal como tu, não gosto de começar a leitura já com uma ideia das personagens (que muitas vezes nos filmes está errada).

Alu, provavelmente é isso, mas acho que não deve dar muito resultado! Duvido que pessoas que não estejam habituadas a ler, leiam um livro depois de já conheceram a história.


Luís, estou plenamente de acordo contigo :)

Marcinha, é precisamente disso que não gosto. As capas normais são realmente preferíveis :)

Claudia, concordo inteiramente contigo. :) Mas também acho que julgamos muitas vezes um livro pela capa :D

Ghost Reader,brigada!
Quantas vezes eu não li um livro já com uma ideia da personagem, e depois é que me apercebia que a descrição não coincidia com a do livro...enfim...como tu dizes, estratégias de marketing.

Landslide, como eu te entendo. Eu tenho esta edição d'"Os Três Mosqueteiros" e também não gosto nada! :s A tua ideia de forrares com outra adaptação é muito fixe :)

Beijinhos e boas leituras para todos

Reply
avatar
Gabriela...
AUTHOR
17 de outubro de 2012 às 22:40 delete

Acabamos sempre por associar a personagem do filme ao livro e muito dificilmente nos conseguimos desprender dessa visualização.
Técnicas de marketing para vender mais pela capa...

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
17 de outubro de 2012 às 23:36 delete

Pois é Gabriela. O que as editoras fazem pelas vendas... :(

Reply
avatar
Pandora Wild
AUTHOR
18 de dezembro de 2012 às 21:17 delete

Acho interessante que se saiba que o livro que temos em mira tenha sido adaptado. Significa que é bom o suficiente para tal. Só vê o filme quem quer. No entanto, sou pologista que se mantenham as duas capas, a inicial e a da adaptação (normalmente esta dá para tirar).
Boas leituras =)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
18 de dezembro de 2012 às 23:19 delete

Olá Pandora,
Sim, também gosto quando tem as duas capas. Só não gosto quando tem apenas a capa com a imagem do cinema...
Boas leituras!

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2013 às 12:05 delete

Olá, já tinha pensado nisso, é um facto que me chateia. Uma coisa é colocar uma capa por fora, como acontece em certos casos, outra totalmente diferente é alterar por completo a capa. Nesses casos, tento procurar a capa antiga, não vou comprar só por ter capa de filme. Tudo bem que é uma manobra de marketing, mas é de mau gosto...
Beijinho

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
4 de fevereiro de 2013 às 12:13 delete

Neptuno_avista, partilho totalmente a tua opinião!
Bem-vinda ao meu cantinho :)
Beijinhos

Reply
avatar