As Pontes de Madison County - Robert James Waller [Opinião]




Título Original: The Bridges of Madison County
Editora: Edições Asa
Tradução: Tomás Vaz da Silva
Páginas: 153
Classificação: 5/5 - Adorei




Sinopse
As pontes de Madison County é a história de Robert Kincaid, fotógrafo famoso, e de Francesca Johnson, mulher de um agricultor do Iowa. Kincaid, de 52 anos, é fotógrafo da National Geographic – um estranho e quase mítico viajante dos desertos asiáticos, dos rios longínquos, das cidades antigas, um homem que se sente em desarmonia com o seu tempo. Francesca, de 45 anos, noiva italiana do pós-guerra, viva nas colinas do Iowa com as memórias ainda vivas dos seus sonhos de juventude. Qualquer deles tem uma vida estável, e no entanto, quando Robert Kincaid atravessa o calor e o pó de um Verão do Iowa e chega à quinta dela em busca de informações, essa estabilidade desaba e as suas vidas entrelaçam-se numa experiência de invulgar e estonteante beleza, que os marcará para todo o sempre.

Opinião
Já li este livro há uns meses atrás, e depois de algum tempo sem pensar muito nesta história, quando comecei a escrever a sinopse senti-me novamente envolvida pela paixão estonteante do casal de protagonistas. Um livro que realmente não vou esquecer.
Uma história lindíssima, contada de uma forma simples, com pormenores suficientes para o desenrolar da história, mas sem partes maçadoras ou desnecessárias. Mostra os sentimentos das duas personagens de uma forma clara e real, de tal forma que o leitor vê o amor a nascer entre eles, a penetrar-lhes na pele e a ligá-los para sempre. Um romance maravilhoso, que mostra que o amor está onde menos esperamos e que pode surgir nas alturas mais inesperadas.
De um livro tão belo e tão real, só posso acrescentar que quando estava a ler os últimos parágrafos senti algumas lágrimas a descerem pelo meu rosto. Foi o primeiro no qual isto me aconteceu.
O mais espantoso, é que eu já conhecia o final. Já tinha visto o filme, e não resisti a adquirir o livro. Posso dizer que no livro a história é ainda mais intensa do que no filme, mas que a adaptação cinematográfica lhe faz justiça.
Um romance fantástico. Fica, sem dúvida, entre os meus favoritos.

Previous
Next Post »

3 comentários

Write comentários
Jojo
AUTHOR
15 de outubro de 2012 às 15:04 delete

O filme é dos meus favoritos de sempre mas sempre tive algum receio em pegar no livro. Tenho medo que não tenha a mesma intensidade.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
15 de outubro de 2012 às 15:34 delete

O livro é tão intenso quando o filme, ou mais ainda. Vale a pena ler o livro. :)

Reply
avatar
12 de dezembro de 2012 às 16:58 delete

Existe continuação deste livro: O Regresso a Madisson County.

Reply
avatar