As Minas de Salomão - Ridder Haggard [Opinião]



Título Original: King Solomon’s Mines
Editora: Book.it
Tradução: Eça de Queirós
Páginas: 160
Classificação: 3/5 - Gostei





Sinopse
Alão Quartelmar, um caçador e aventureiro que vive na África do Sul, é abordado por um aristocrata inglês, o barão Curtis, para fazer uma expedição às míticas minas do Rei Salomão em busca do seu irmão Neville, que aí terá desaparecido. Alão tem em seu poder um mapa que supostamente indica o caminho para lá chegar mas nunca lhe deu crédito, porque ninguém sabe onde ficam essas minas, nem como atravessar as “duzentas milhas de deserto” que homem branco algum conseguiu passar. Apesar disso, a expedição forma-se em direcção à terra dos cacuanas, e a grande aventura oitocentista de Ridder Haggard, aqui contada em português pelo grande Eça Queirós, arranca em direcção ao desconhecido.


Opinião
Já li este livro há alguns meses e, como não escrevi logo a opinião, alguns pormenores da história foram-se perdendo.
Sei que gostei imenso do início do livro. De uma escrita simples e acessível, em que a acção decorre de forma um pouco lenta, mas sem perder o embalo, o escritor dá-nos a conhecer as personagens principais da história e os seus objectivos para a viagem às minas de Salomão. Como mencionei acima, não me lembro dos pormenores, mas a história torna-se emocionante quando os protagonistas chegam à tribo nativa dos cacuanas e têm algumas desavenças com o rei Twala, surgindo também a bruxa Gagool que, a meu ver, é uma das personagens mais caricatas da história.

Uma história repleta de reviravoltas, em que no final se percebe que um dos serviçais do grupo era o filho exilado do rei assassinado da tribo dos cacuanas e que tem de lutar para ficar no lugar do rei Twala. Além disso, quando estão a regressar das minas de Salomão, sem esperanças de encontrar o irmão do barão Curtis, encontram-no num oásis no deserto.

Não é uma história marcante, nem muito interessante. Mas tem os seus momentos empolgantes e algumas personagens caricatas.
Previous
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
Ghost Reader
AUTHOR
9 de dezembro de 2012 às 15:50 delete

Oi!=)

Eu também já li esse livro há algum tempo e gostei=)

Bjinhos e boas leituras!**

Reply
avatar