Persuasão - Jane Austen





Título Original: Persuasion

Editora: Book.it (a imagem não corresponde)

Páginas: 253

Classificação: 5/5







Sinopse
É em “Persuasão”, o último romance acabado de Jane Austen, que encontramos a sua heroína mais notável – Anne Elliot. Sobre ela escreveu, um dia, a autora: “ela é quase demasiadamente boa para mim.” No entanto, naquela que é a sua obra mais amadurecida, que descreve uma órbita de afastamento nítida em relação ao tom predominantemente satírico dos seus anteriores romances, Austen trata o carácter e os afectos da protagonista de uma forma que, sem perder totalmente de vista a ironia é, sem sombra de dúvida, muito mais terna, e anuncia já uma percepção mais aberta e dinâmica da personalidade e comportamentos humanos. Uma história de amor, desenvolvida com profundidade e subtileza, proporciona o campo ideal para um estudo reflectido, que sustenta na sua linha de horizonte o complexo relacionamento entre os dois sexos, e no qual homem e mulher surgem como seres moralmente análogos.

Opinião
Mais um maravilhoso livro de Jane Austen, repleto de personagens muito ricas e muitos reais, onde a natureza humana é explorada de uma forma sublime. Tanto o lado bom como o lado mau do ser humano é explorado, mostrando como uma pessoa pode ser amiga, bondosa, boa ou por outro lado, intriguista, convencida, aproveitadora. A tradicional fina ironia de Jane Austen está presente, mostrando as intrigas da sociedade, as relações entre famílias, a importância do estrato social e da riqueza de família. É o terceiro livro que leio desta escritora, e deu-me vontade de ler os restantes livros.
Em relação à história, decorre muito ao estilo da Jane Austen, em que a protagonista é uma jovem com uma capacidade de pensamento muito superior ao ambiente em que vive, sabendo diferenciar entre o que é o importante da vida e o fútil. Anne Elliot é uma jovem extremamente inteligente mas também muito romântica, que na sua tenra idade teve de negar um casamento que seria pouco favorável para a sua família, mas que o passar dos anos não ajudou a atenuar o amor que sentia. Quando este jovem volta a surgir na vida de Anne, uns anos mais tarde, a sua vida sofre uma reviravolta. Numa altura em que a família tem de se mudar para outra cidade por questões económicas, surgem novas pessoas, algumas com más intenções, e Anne tem de perceber o que é realmente importante e em quem pode confiar.

Uma pequena anotação à edição. Li a edição da Book.it e, apesar de ser bastante agradável, tem algumas coisas que não ajudam a leitura. Por exemplo, nalguns diálogos quando existe um parágrafo não tem nada a assinalar que é a mesma personagem a falar, e no final do livro quando aparece a transcrição de uma carta, esta começa com aspas e continua com os parágrafos sem ter nada a assinalar que é à mesma da carta, e depois começa a narrar novamente a cena. Ou seja, fiquei de certa forma baralhada, até me aperceber que era novamente a cena.

Uma história muito romântica e muito bonita que vale a pena ler e reler.


Previous
Next Post »

3 comentários

Write comentários
5 de abril de 2012 às 09:05 delete

olá bom dia,

Persuasão não é dos livros mais conhecidos da Jane Austen, todavia é de uma leitura excelente.

Li outro dela, "Orgulho e preconceito", que gostei mais do que este.
Já leste?

Reply
avatar
Marcinha
AUTHOR
5 de abril de 2012 às 10:37 delete

Da Jane Austen só li o famoso Orgulho e Preconceito, e para mim é um dos melhores livros que li. Agora depois desta tua descrição fiquei com imensa vontade de ler o Persuasão. Assim que terminar o Uma Americana em Pequim vou ler este. Obrigada pelas dicas (também não gosto quando não fazem paragrafo nos diálogos, ficamos sem saber quem está a falar).
Beijocas

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
6 de abril de 2012 às 01:40 delete

Olá Miguel. Sim, também li o Orgulho e Preconceito. Para mim, para já, foi o melhor livro que li da autora. E espero ler os restantes! :)

Marcinha, ainda bem que a minha opinião te motivou a ler este livro. :) Tenho mais um livro da Book.it para ler e espero que não tenha os mesmos problemas que este...

Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares