A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick




Título Original: The Invention of Hugo Cabret

Editora: Gailivro

Páginas: 544

Classificação: 5/5








Sinopse

Órgão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa – tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia – com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um blogo que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.


Opinião

Um livro infantil em que as imagens vão contando a história juntamente com o texto. Adorei!
É um livro extremamente belo, em que as páginas têm sempre um rebordo preto, e as próprias imagens são também a preto e branco, com um pormenor e uma beleza espantosa. Apesar de ser um livro infantil, enche as medidas a qualquer adulto.
A história é sobre um rapaz que possui um mistério – tem um autómato escondido no seu quarto e que está a tentar reconstruí-lo. Esta máquina era o principal hobby do seu pai, que o encontrou no sótão do museu onde trabalhava. Quando o pai de Hugo faleceu num incêndio no seu local de trabalho, Hugo ficou com o autómato e tenta desvendar o seu mistério sozinho, a única coisa onde sente uma ligação com o pai. Para o ajudar surgem três personagens fantásticas – a Isabelle, a amante de livros, o George Méliès, o dono da loja de brinquedos e Etienne Pruchon, um amigo de Isabelle. Todas as personagens são muito interessantes, que moldam esta história fantástica e a ajudam a desenrolar-se de uma forma fantástica sem nunca revelar o final, sendo este totalmente inesperado para o leitor.
Uma das coisas que mais me impressionou é que uma das personagens, George Méliès, existiu realmente, e o autor conseguiu criar uma história ficcional fantástica à volta desta personagem real.
É um livro que recomendo, tanto como pela imaginação como pela riqueza das imagens.


Seguem algumas imagens deste livro 






Previous
Next Post »

7 comentários

Write comentários
Rita
AUTHOR
22 de março de 2012 às 01:34 delete

Olá Kel. :)

Tenho tanta vontade de experimentar esta obra. Já tive a folheá-la na fnac e os desenhos são absolutamente fantásticos. Depois de saber que são todos desenhados à mão ainda mais me fascinou. Espero poder adquiri-lo num futuro próximo. :)

Beijinhos e boas leituras*

P.S. Tenho uma tag para ti no meu blogue, se quiseres responder. :)

Reply
avatar
cris
AUTHOR
22 de março de 2012 às 09:05 delete

Também achei fantástica esta obra. O filme tb merece ser visto! Foi das poucas vezes que não fiquei desiludida com o filme, dp de ter lido o livro... pq o próprio livro é um filme!
Boas leituras!
cris
O tempo entre os meus livros

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
22 de março de 2012 às 16:58 delete

Rita, este livro é mesmo bonito! :) Vale a pena tê-lo na mão e apreciar as imagens!

Cris, por acaso fiquei desiludida com o filme. Acho que deram demasiada importância ao guarda da estação e nalgumas alturas enrolaram um bocadinho a acção. Mas acho que ainda vou fazer um post sobre o filme :) E realmente o próprio livro é um filme, e por causa disso, acho que poderia ser adaptado de uma forma melhor.

Beijinhos e boas leituras para as duas!

Reply
avatar
Leitora
AUTHOR
25 de março de 2012 às 08:32 delete

Olá Kel
Estou a meio desta leitura e o livro é maravilhoso.
Boas leituras

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
26 de março de 2012 às 10:25 delete

Olá Leitora!
É realmente impossível ficar indiferente a este livro não é?
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar
9 de abril de 2012 às 17:33 delete

Olá, Kel!
Qual é o nome da afilhada do velho da loja? POdes me dizer? por favor, é urgente!:)
Obrigda, Kika's

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de abril de 2012 às 19:56 delete

Olá Andreia,

Sinceramente também não me lembro e não tenho o livro comigo. Mas uma rápida procura na net relembrou-me que a amiga de Hugo é a Isabelle. Espero ter ajudado.
Beijos

Reply
avatar