Elspeth, a Senhora do Pensamento - Isobelle Carmody





Título Original: Obernewtyn

Editora: Bertrand

Páginas: 276

Classificação: 4,5/5 – Muito Bom








Sinopse
Num mundo que emerge penosamente do limiar do apocalipse, a existência é uma luta. Para Elspeth Gordie, nascida com insondáveis poderes mentais que a condenariam à esterilização ou à fogueira se fosse descoberta, a vida envolve inúmeros perigos.
Só o segredo permite a sobrevivência, por isso ela decide nunca recorrer aos seus dons proibidos. Estes parecem, contudo, ter um desígnio próprio e, ao usá-los, Elspeth atrai inevitavelmente as atenções do Conselho totalitário que governa a terra.
Enviada para a longínqua instituição de Obernewtyn, de onde ainda ninguém conseguiu fugir, Elspeth terá de despir o seu manto de segredos e enfrentar aqueles que desejam ressuscitar as terríveis forças na origem do apocalipse. Só então Elspeth descobre verdadeiramente quem é – e o que é.

  
Opinião
Adorei este livro. Apesar de ser um livro juvenil, com uma escrita muito simples e fluida, a história está muito bem construída, com personagens com carácter e personalidades, animais que falam, e com uma crítica social e política implícita.
A história decorre num local onde há pouco tempo aconteceu um apocalipse e que algumas pessoas que viviam perto do acidente tiveram algumas mutações, principalmente ao nível do desenvolvimento da mente. Estas pessoas são mandadas para a instituição Obernewtyn.
Quando falei em crítica social refiro-me ao Conselho Totalitário, que tem como função encontrar estas pessoas diferentes e juntá-las todas numa instituição longe de tudo o resto. Ou seja, há uma hierarquia de poder, em que existe um Conselho que domina toda a gente, estando toda a população sob uma ditadura. A juntar a estes dados, a escritora vai dando algumas dicas que permitem o leitor ir construindo algumas teorias em relação à origem do apocalipse. A minha teoria é que o apocalipse deve ter sido uma explosão nuclear que dizimou maior parte da população e, aqueles que sobreviveram, deixaram de utilizar tecnologia, começando uma nova sociedade. Para descobrir se a minha teoria está correcta tenho de ler os livros seguintes. Infelizmente, pelo que aporei só está traduzido para português o segundo desta saga, apesar de já existirem bastantes mais na língua original.
Previous
Next Post »

12 comentários

Write comentários
milureis
AUTHOR
1 de março de 2012 às 18:36 delete

Infelizmente só estão mesmo dois dos livros traduzidos,estou há anos á espera dos próximos,já é a segunda vez que editoras portuguesas(neste caso Bertrand e Contraponto) nos deixam a meio de sagas:(

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
1 de março de 2012 às 19:27 delete

É um bocado triste. A pessoa começa a ler a saga, e depois não a consegue terminar :S Há sempre a possibilidade de ler em inglês, apesar de não ser o meu forte!
Já agora, referes-te a que saga da Contraponto?
Beijinhos e boas leituras!

Reply
avatar
milureis
AUTHOR
1 de março de 2012 às 19:44 delete

"Fever"de Karen Marie Moning,adorei.
Infelizmente não sei inglês:(

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
1 de março de 2012 às 21:26 delete

Nunca li nada dessa escritora. De qualquer das formas, vamos continuar a torcer para que editem em português as séries que muitas vezes ficam a meio. :)

Reply
avatar
jen7waters
AUTHOR
2 de março de 2012 às 13:25 delete

Também gosto bastante desta série, e felizmente comecei a lê-la em inglês, mas ainda só li até ao terceiro. Manda email para a editora a reclamar que queres os próximos, não deves ser a única ;)

Reply
avatar
2 de março de 2012 às 19:45 delete

Olá.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link em outro blog e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.Parabéns pelo excelente conteúdo do blog.Adorei a indicação do livro e já anotei na minha lista de futuras leituras.
Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
Bjs!
Zilda Mara
@ZildaPeixoto
http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
2 de março de 2012 às 23:04 delete

jen7waters: Gostei da ideia! Acho que vou mandar para lá um email...será que vai valer a pena? Já agora diz-me uma coisa...a minha teoria está correcta? O apocalipse do livro é mesmo uma explosão nuclear?

Zilda: Obrigada! Espero que continue a visitar o meu espaço. Também já fui ver o seu blog. Gostei muito. Já estou a seguir!

Reply
avatar
jen7waters
AUTHOR
3 de março de 2012 às 20:16 delete

Ah, ainda não se sabe, nem sei se se chega a saber, mas deve ter sido isso que aconteceu. Em inglês eles chamam ao tal acontecimento The Great White -- suponho que em português seja algo parecido, o que me lembra aquelas imagens de explosões nucleares com as nuvens brancas em forma de cogumelo.

Podem nem te responder, mas vale sempre a pena tentar! :) ainda por cima vão sair os últimos dois livros da série este ano!

Reply
avatar
Jojo
AUTHOR
6 de março de 2012 às 23:08 delete

Estes livros chamaram-me sempre à atenção mas, como nunca editaram os restantes nunca me propus a ler. Acho lamentável as editoras deixarem as sagas a meio.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
6 de março de 2012 às 23:20 delete

Concordo contigo Jojo! É mesmo chato estar a ler uma saga e ficar pendurada por causa da editora. :s

Reply
avatar
13 de março de 2016 às 18:13 delete

Sim, bem sei o que isso é. O pior de tudo, é que apesar de saber inglês, é super difícil encontrar o ultimo livro da saga. Foi publicado na Austrália, lógico visto que a autora é de lá., mas os editores dos EUA deixaram cair tudo por terra e ainda não publicaram o ultimo livro, que vão dividir em 2 partes - ou seja, vão ser coisa de 10 ou 11 livros nos EUA e 8 na Austrália.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
23 de março de 2016 às 01:02 delete

Não fazia ideia! Conclusão, mesmo tentando ler a série em inglês podemos nem conseguir arranjá-la...que chatice :s enfim...quando uma editora começa uma saga devia ir com ela até ao fim, não é?
Obrigada por comentares! Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares