Guerra e Paz - Volume III - Lev Tolstói




Este post vem neste momento só para fazer uma actualização da leitura, tal como fiz nos outros volumes desta obra.
A edição que estou a ler da Guerra e Paz é uma edição muito recente, e está dividida em 4 volumes.
Bem, este é o terceiro o que significa que já estou a chegar ao final.
Quando li o segundo volume, a vontade de pegar logo no III era enorme, mas como não o tinha na altura fui lendo outras coisas. Mas quando arranjei o terceiro trouxe também o quarto para casa, assim logo que acabei um segui logo para o outro.
O que é que eu posso dizer…posso dizer que estou a adorar este clássico.
Neste volume penso que o tempo que fala da guerra e da sociedade é mais ou menos o mesmo. Foca muito o lado maçónico da personagem Pierre e do desenrolar do escandaloso amoroso que envolvia a prometida do Príncipe Andrei Bolkonski. Descreve detalhadamente a Guerra de Borodino, e tendo o cuidado de explicar todos os acontecimentos e todas as decisões das personagens (da mais importante à mais insignificante), pois foram os seus actos que levaram ao resultado desta batalha, como de toda a guerra. A guerra não é feita apenas de grandes acontecimentos, mas também se rege das pequenas decisões do dia-a-dia e dos problemas pessoais que por vezes havia entre generais e outros postos militares.
E posso dizer que este volume (tal como o anterior) termina num momento intenso da história, e que já estou a meio do último volume.
Previous
Next Post »

Mensagens populares