[Desabafo] Série - Os Pilares da Terra

Estou completamente decepcionada com esta mini-série!
Ainda só vi dois episódios, e houve tantas coisas alteradas sem necessidade que começo a pensar se valerá a pena ver a série até ao fim.
Claro que existem muitas coisas que para serem adaptadas para o cinema ou televisão têm de ser modificadas. Mas neste caso são coisas que acabam por dar outra “cor” à história. Há personagens que por si só são tão más que dão ao leitor uma ideia de repugnância. Mas nesta série, eles querem exagerar ainda mais estas personagens. Se elas já são como são, não precisam exagerar – o espectador vai ver como elas são, sem que sejam acrescentados pormenores que não vêm da mão do escritor.
Na série eles estão a trocar coisas, a modificar a seu belo prazer. As únicas coisas que realmente são iguais ao livro são o nome das personagens, e toda a história ser sobre a construção de uma catedral e das personagens que estão relacionadas com a sua construção.
Quando comecei a ver o 1º episódio estava a pensar em ir apontando aquilo que se desviava da história, mas havia tanta coisa diferente que desisti de tomar nota. Para tomar nota era necessário parar o episódio de 5 em 5 minutos para escrever.
Houve apenas duas coisas que gostei desde o início – o actor escolhido para representar o Prior Philip (imaginava-o mais ou menos assim) e o actor que faz de William.

E em relação às personagens houve uma coisa que me irritou desde o início! Eles estão a dar já algum protagonismo a uma personagem que só realmente tem um papel importante a meio da obra. Penso que a ideia era ele passar despercebido, para depois ir ganhando força como uma das personagens principais. Na série provavelmente não vai passar essa ideia.

Enfim, foi só um desabafo de alguém que gostou mesmo desta obra………..


Bem, vamos ver se me animo para acabar de ver esta adaptação…espero que ainda traga bons momentos!
Previous
Next Post »

4 comentários

Write comentários
Borboleta
AUTHOR
19 de outubro de 2011 às 16:22 delete

Sabes concordo plenamente contigo. Li os dois volumes e adorei os livros. E fiquei muito entusiasmada quando soube que ia ser lançada a serie. E quando estreou a serie (como tenho o MEO) gravei os vários episódios… , mas ao ver o primeiro episodio vi que tinham feito tantas alterações que não consegui ver mais nenhum episodio. E não sei se alguma vez vou conseguir ver a serie, com muita pena minha, pois gostei muito do livro.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
19 de outubro de 2011 às 16:46 delete

Olá Borboleta!
Fico feliz por não ser a única a sentir-me assim!
Sabes o que chateou mais (e que acabei por não falar no post)? O facto de estarem sempre a falar do naufrágio!!! Isso só surge para o meio/final do 2º volume! Só final é que percebemos que houve tramóia...e na série tu percebes isso desde o início!
Será que o escritor aceitou que a série fosse realizada assim?
Beijinhos e boas leituras! :)

Reply
avatar
2 de novembro de 2011 às 10:44 delete

Olá!
Lembras-te do que escrevi num post anterior? E não tinha lido o livro...

Bjs.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
2 de novembro de 2011 às 12:21 delete

Eu sei Luís...mas tinha de ver o que achava!!! :p

Reply
avatar