O Monte dos Vendavais - Emily Brönte






Título Original: Wuthering Heights

Editora: Publicações Europa-América

Páginas: 304

Classificação: 5/5




Sinopse
A acção deste clássico da literatura inglesa decorre num ambiente rude e agreste, tendo como paisagem os montes de Yorkshire, onde Emily Brönte viveu durante muitos anos.
Por isso, o drama de O Monte dos Vendavais atinge o cume da uma autobiografia em que a infância e a adolescência de Emily, carregadas por uma imaginação fantástica, desempenham lugar de relevo no desenrolar desta história. A paixão de Catherine e o amor de Heathcliff assinalam de forma flagrante o fio romanesco desta obra.

Opinião
Já há bastante tempo que queria ler este clássico. Não sabia como era a história, apenas que se tratava de um romance.
Adorei o livro! Adorei a escrita!
A forma como a história está contada é soberba. O romance entre Catherine e Heathcliff é descrito pela empregada que acompanhou toda a história, sendo depois criada da seguinte geração. O amor entre estas duas personagens é uma maldição para as restantes pessoas…todos os que os rodeiam acabam por, de uma maneira ou outra, ter problemas. Este amor ultrapassou tudo e todos, ultrapassando até a última barreira possível – a morte.
Heathcliff, o menino adoptado pela família Earnshaw, é maltratado por Hindley, o filho do seu pai adoptivo, e guarda esse rancor por ele toda a vida, procurando a melhor oportunidade de se vingar. A irmã de Hindley, Catherine, tinha a mesma idade de Heathcliff e tornam-se grandes amigos, apaixonando-se. A história vai se desenrolando, e Catherine acaba por aceitar casar-se com o vizinho Edgar Linton, o que magoa imenso Heathclif. O jovem bastardo acaba por fugir e ficar desaparecido, regressando uns anos mais tarde apenas para ficar com a sua amada, vingar-se do Edgar Linton e vingar-se do seu “irmão” Hindley. Uma história de amor, repleta de ódio, dor, sofrimento.
Uma das personagens que mais me enterneceu, e que torci por ela durante todo o livro, foi o Hareton, filho de Hindley. Pareceu-me sempre que teria um papel na história mais importante do que parecia…e acertei!
Em relação ao Heathcliff, nunca soube muito bem se estava do lado dele ou não. Ele é a personagem masculina do romance, e normalmente é o casal principal pelo qual os leitores torcem desde o início, mas não foi o que aconteceu neste caso. Nunca consegui apoiar a raiva e o ódio que ele sentia pelas restantes personagens. Algumas vezes até temia o seu comportamento e as suas atitudes.
Sem dúvida, esta obra é realmente um grande clássico. Uma escrita fenomenal, em que cada personagem é criada com uma personalidade vincada, com sentimentos reais e definidos, que deixam o leitor a sentir o que elas sentem.
Adorei este livro. Aconselho! 
Previous
Next Post »

9 comentários

Write comentários
Sandra
AUTHOR
11 de setembro de 2011 às 09:45 delete

Este é um dos meus livros preferidos! Já o li mais de uma vez! :)))

Reply
avatar
Landa
AUTHOR
11 de setembro de 2011 às 10:17 delete

Um grande livro, sem dúvida. Já li à uns anos e estou a pensar relê-lo pois à coisas que não me lembro.

Boas leituras!

Reply
avatar
Paula
AUTHOR
11 de setembro de 2011 às 10:32 delete

Uma leitura que às vezes chega a ser perturbadora :)
Também adorei!!

Reply
avatar
Jojo
AUTHOR
11 de setembro de 2011 às 15:20 delete

Um livro fabuloso com personagens que não nos deixam indiferentes!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
11 de setembro de 2011 às 23:42 delete

Realmente este livro toca a toda a gente!
Brigada pelos comentários!
Boas leituras

Reply
avatar
Rita
AUTHOR
25 de setembro de 2011 às 00:22 delete

Só tenho ouvido coisas boas relativamente a este livro e tendo gostado tanto do "Jane Eyre", possuo grandes expectativas... Espero conseguir lê-lo ainda este ano. :)

Beijinhos e boas leituras. :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
25 de setembro de 2011 às 14:33 delete

Olá Rita!
EU gostei muito deste livro. Era para ter começado também a ler o Jane Eyre na Leitura Conjunta do Goodreades, mas não tenho tempo! Acho que vou deixar esse livro para depois!

Beijos e boas leituras!

Reply
avatar
JK
AUTHOR
1 de maio de 2012 às 16:24 delete

Adoro este livro. As irmãs Brontë para mim são as rainhas do romance. E o mais estranho no meio disto tudo é ter acabo de ler o livro sem numa ter gostado de nenhuma personagem (tirando a Nelly).

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
1 de maio de 2012 às 17:50 delete

Olá JK, Este livro é mesmo muito bom.
E tem personagens muito diferentes do habitual..não vão de encontro às expectativas dos leitores. São personagens com raiva, loucuras e desvaneios reais.
Boas Leituras

Reply
avatar

Mensagens populares