A Profecia de Istambul - Alberto S. Santos





Editora: Porto Editora

Páginas: 424

Classificação: 1/5
















Sinopse


Apenas um pequeno grupo de iluminados conhece o inquietante mistério associado à Lança do Destino que, em silêncio, atravessa séculos e milénios. As cidades de Istambul, Argel e Salónica do século XVI são o exótico cenário da luta entre o Bem e o Mal, onde nasce uma terrível profecia que ameaça o futuro da Humanidades.
A Profecia de Istambul é um empolgante romance que traz à cena os prodigiosos seres que transformam a bacia do Mediterrâneo num fervente caldeirão cultural durante o Século de Ouro. Num tempo em que mudar de rekigião pode significar ascensão social ou a fogueira da Inquisição, muitos são os homens e as mulheres permanentemente confrontados com as mais duras penas, e coma  sua própria consciência, para que tomem a decisão das suas vidas.
Pelo meio de corsários, cativos, renegados, conquistadores e judeus fugidos dos estados ibéricos, entre um inviolável pacto e um perturbante mistério, emerge uma fascinante história de amor,  que irá colocar à prova os valores mais profundos de um ser humano.


Opinião

Comecei a ler este livro depois de ver uma série de opiniões muito positivas em relação ao escritor e à história. Fiquei muito desiludida! A verdade é que não consegui acabar o livro. Não gosto de deixar livros a meio, e muito me esforcei para ler este livro, mas com tantos livros para ler em casa (e com imensa vontade de os ler), não vale a pena forçar num livro que não nos dá prazer.
Desde o início que não gostei. Não gostei da escrita e não gostei de algumas características da história. 
A história muitas vezes estagna. Outras vezes as personagens dão “dicas” que o escritor poderia aproveitar para desenvolver determinado tema ou para agarrar o autor, e isso não acontece. Uma das coisas que gostei menos foi o facto de a relação história muitas vezes “atrapalhar” o desenrolar da acção. Vou tentar explicar…havia um diálogo, e entre a fala das personagens o escritor ia falando de pormenores históricos. Claro que é importante sabermos determinados contextos históricos, e notou-se que o autor trabalhou e que sabia muito sobre a parte história, mas nestes momentos ele quebrava o desenrolar do diálogo e acabava por “distrair” o leitor da acção e não dar um certo fio condutor à acção. Havia um corte na história, não ligando a acção à narração histórica.

Vamos ver se com a próxima leitura tenho mais sorte…



Previous
Next Post »

7 comentários

Write comentários
Rita
AUTHOR
23 de agosto de 2011 às 13:50 delete

Realmente quando os livros são assim não vale a pena forçar-mo-nos... Eu tenho 2 ou 3 que nunca consegui ler precisamente pela mesma razão...

Muita sorte com a próxima leitura!!

Beijinhos,

Rita

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
23 de agosto de 2011 às 13:58 delete

Pois é Ritinha...não tive sorte nenhuma com este livrito. Mas já comecei a ler outro que parece ser bem mais interessante! :)

Beijinhos!

Reply
avatar
Paula
AUTHOR
3 de setembro de 2011 às 10:39 delete

Eu também li alguns comentários a esse livro e penso que quase todos positivos...
No entanto, nem sei porquê foi uma obra que não me chamou muito a atenção.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
3 de setembro de 2011 às 16:32 delete

Pois é Paula, há livros que para algumas pessoas são espectaculares e para outras não. Mas o livro que se seguiu a este encheu-me as medidas! :)

Beijinhos e Boas leituras!

Reply
avatar
Sara Almeida
AUTHOR
9 de junho de 2012 às 17:58 delete

Ainda não tive oportunidade de ler este. Mas já li o "A Escrava de Córdova", e gostei muito :)
Aconselho a ler. (Não sei se já tiveste a oportunidade de lê-lo)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de junho de 2012 às 18:49 delete

Olá Sara,
Ainda não tive oportunidade de ler esse livro mas, sinceramente, como não gostei muito da escrita deste, fiquei sem vontade de ler outro livro do mesmo autor. Mesmo assim, aconselhas?

Reply
avatar
Anónimo
AUTHOR
1 de dezembro de 2012 às 10:12 delete

Eu também ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas já li "A Escrava de Córdova" e adorei.
Recomendo...

Reply
avatar

Mensagens populares