Guerra e Paz – Volume II – Lev Tolstói





E acabei hoje o segundo volume da “Guerra e Paz” de Tolstói. Como disse na opinião do 1º volume, estou a ler uma edição da Editorial Presença que dividiu este clássico em 4 volumes. Realmente é bastante prático, visto que a obra é mesmo muito grande, e assim é mais fácil de transportar. Só há um senão com este volume: termina num momento bastante intenso, em que a jovem Natacha acaba o noivado com um excelente partido, o príncipe Andrei, e quase foge com o malandro Anatole, sendo falada pela cidade pelos piores motivos e desonrando a família.

Adorei este segundo volume. Fala muito menos da guerra que o primeiro volume, falando muito mais da sociedade, centrando-se nas várias intrigas entre famílias do mais alto estatuto social.
As duas personagens que foca mais é o bastardo Pierre Bezukhov, que herda uma grande fortuna e se vê de repente num mundo de responsabilidades e conflitos sociais, visto que agora é um bom partido e um homem influente. Depois de várias peripécias, parte em busca de algo que o faça sentir um homem melhor, sem a luxúria e perversão em que vive. Acaba por encontrar essa calma de espírito e essa bondade que procurava na Maçonaria. Aqui existe uma grande parte dedicada a esta seita e aos seus princípios (que por acaso eu não conhecia).
A outra personagem que tem mais destaque é o príncipe Andrei Bolkonsky que, apesar de ter sido dado como desaparecido na guerra, aparece em casa na altura em que a esposa está a entrar em trabalho de parto. O filho sobrevive, mas a esposa acaba por falecer. No livro é descrita a sua dor e a forma como o seu amigo Pierre o tentar tirar do mundo de sofrimento em que ele acaba por cair. Por várias razões ele sai desse “poço” e volta a “viver”. Como mencionei no início, ele apaixona-se pela bela Natasha e pede-a em casamento. Este volume acaba com esta personagem a descobrir que a sua noiva tinha terminado o noivado e quase fugido com outro.

Estou cheia de vontade de continuar a ler este grande clássico, mas ainda tenho de arranjar o livro seguinte.
Realmente estou a adorar o livro. É muito fácil perceber porque é que este livro se tornou neste grande clássico.
Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
Paula
AUTHOR
3 de setembro de 2011 às 10:44 delete

Li esta obra o ano passado e foi a MELHOR LEITURA DO ANO.
É fantástico!!!
Adorei, quando terminares a obra, volto para trocarmos impressões.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
3 de setembro de 2011 às 16:40 delete

Estou mesmo a gostar, mas para acabá-lo ainda tenho de arranjar os seguintes volumes. É capaz de ainda demorar...como tenho muitos livros em casa para ler não vou já a "correr" à biblioteca buscar o 3º volume.
Mas quando terminar este grande clássico, aviso! :)

Reply
avatar

Mensagens populares