Biblioteca do Convento de Mafra






O maior tesouro de Mafra é a sua biblioteca, com chão em mármore, estantes em estilo rococó, feitas com madeira vinda do Brasil. Impressiona a dimensão destas salas iluminadas pela luz natural que entra por enormes janelas, da autoria de Manuela Caetano de Sousa em estilo “rocaille”. A biblioteca tem planta em cruz, dispondo na parte mais a sul os livros religiosos, No centro encontramos os livros relativamente aos quais a inquisição levantava algumas reservas, da filosofia à anatomia. Na parte a norte, perto da entrada, estão os livros de arquitectura, direito, medicina e música.
Esta magnífica biblioteca possui 40.000 volumes os quais estão dispostos numa sala com uma planta de cruzeiro. Estes livros foram encadernados com esmero e extrema dedicação pelos monges que viveram neste convento desde o século XVIII, catalogando-os de uma forma tão rigorosa que ainda hoje, a bibliotecária do Palácio de Mafra utiliza um grande livro onde constam os registos de entradas de volumes na biblioteca. Com efeito, a biblioteca deixou de adquirir novos volumes na década de 1830. Este é, sem dúvida, um dos locais mais emblemáticos de todo o complexo que constitui o Palácio de Mafra. Se efectuar uma visita a esta biblioteca tomará conhecimento de que para além dos monges existiam outros guardiães deste local: os morcegos.
A presença destes animais permitiu a conservação perfeita dos livros de Mafra ao longo destes séculos. E a explicação é a seguinte: Os monges criaram uma colónia de morcegos para que zelassem pela conservação destes livros. Os morcegos voavam livremente pela biblioteca à noite alimentando-se dos insectos que estivessem no interior da sala. Apesar de não serem visíveis durante o dia, ainda é possível observar à noite alguns exemplares destes guardas-nocturnos especiais.Os morcegos não sujam os livros, porque saem para o exterior através de pequenas aberturas junto às janelas. Este é sem dúvida um exemplo invulgar de simbiose entre o Homem e o animal. Para além deste método, os bibliotecários de Mafra implementaram sistemas duma eficácia notável para a época. No conjunto de janelas existentes apenas algumas permitem o acesso ao exterior. No lado oposto da sala, o que parecem ser janelas são na realidade espelhos, destinados a concentrar o calor dos raios solares ajudando assim a reduzir os níveis de humidade. Para além disso, as estantes que alojam os livros possuem espaços vazios na parte de trás de forma a permitir a circulação do ar, impedindo-se assim a concentração de humidade e o consequente ataque de fungos. Actualmente e através de modernos processos de medição dos valores de humidade é possível constatar que foi implementado neste local um sistema que mantém as condições ideais de conservação de documentos e/ou livros.


Textos retirados daqui e daqui





Previous
Next Post »

9 comentários

Write comentários
Laura
AUTHOR
29 de agosto de 2011 às 15:24 delete

A biblioteca do Convento de Mafra é LIN-DA! Já tive a sorte de lá ir e fiquei estupefacta...

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
29 de agosto de 2011 às 18:08 delete

Olá Laura!
Nunca estive lá, mas fiquei com vontade de a conhecer!
Boas leituras!

Reply
avatar
Rita
AUTHOR
30 de agosto de 2011 às 21:26 delete

Olá Kel!

Não conhecia a biblioteca, mas é realmente linda... Espero ter um dia a oportunidade de a conhecer. :)

Beijinhos e boas leituras. :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
31 de agosto de 2011 às 21:35 delete

Olá Rita!
Esta biblioteca merece mesmo uma visita não é?
Obrigada por comentares!
Beijinhos e boas leituras! :D

Reply
avatar
Luís Lopo
AUTHOR
2 de setembro de 2011 às 17:37 delete

Deve ser uma biblioteca fantástica!! Gostava de a ir visitar um dia!! E aproveito estar e Mafra e vou também ver os 6 órgãos que ainda não vi!! (que falha minha)

Muitos parabéns pelo blogue!! :D
Beijinhos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
2 de setembro de 2011 às 17:44 delete

pois é Luís, também ainda não vi os órgãos! Um dia vamos lá ver! :)

Beijinhos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
3 de setembro de 2011 às 16:33 delete

Olá Paula, obrigada por visitares o meu blog! Sê muito bem vinda! :)

Também gostei mesmo desta biblioteca..dá mesmo vontade de a visitar!

Reply
avatar

Mensagens populares