Hermann Hesse


Hermann Hesse foi um escritor alemão, que em 1923 se naturalizou suiço.

Nascido no seio de uma família muito religiosa, filho de pais missionários protestantes que tinham pregado o cristianismo na Índia. Estudou no seminário de Maulbronn, mas não seguiu a carreira de pastor como era da vontade de seus pais. Tendo recusado a religião, ainda adolescente, rompeu com a família e emigrou para a Suíça em 1912, trabalhando como relojoeiro, operário e livreiro. A última profissão terá fomentado o gosto pela leitura e determinado a sua vocação para a escrita.

Travou contacto com a espiritualidade oriental a partir de uma viagem à Índia em 1911 e com a psicanálise por meio de um discípulo de Carl Gustav Jung, em decorrência de uma crise emocional causada pela eclosão da Primeira Guerra Mundial. Estas duas influências seriam decisivas no posterior desenvolvimento da obra de Hesse.

Procurou construir a sua própria filosofia, a partir da sua revolta pessoal (Peter Camenzind, 1904) e da sua interpretação pessoal das correntes filosóficas do Oriente (Siddhartha), Patente também em "O Lobo da Estepe" (1927), que é também uma crítica contra o militarismo e o revanchismo vigente na sua terra natal depois da Primeira Guerra Mundial. Esta postura corajosa tornou-o bastante popular na Alemanha do pós-guerra.

Em 1946 recebeu o Prémio Goethe e, passados alguns meses, o Nobel da Literatura.


retirado daqui


Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
Jojo
AUTHOR
9 de abril de 2011 às 01:00 delete

Ora aqui está um livrinho que estou mortinha por ler! Um amigo meu já diz maravilhas sobre ele e agora tu também teces elogios... Hummm... vai vir para casa!

Bjinhos*

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de abril de 2011 às 14:21 delete

O livro é mesmo bom! E não é por acaso que o escritor é um vencedor de um Nobel, a sua escrita é mesmo boa!
É um livro sobretudo de introspecção...a análise do Eu..análise da sociedade.

Beijinhos e boas leituras! :)

Reply
avatar

Mensagens populares