Bons Augúrios – Neil Gaiman e Terry Pratchett



Bons Augúrios


Neil Gaiman e Terry Pratchett


380 páginas


Classificação 5/5




Sinopse

Este é o livro mais divertido alguma vez escrito sobre o Armagedão. Não vale a pena reler esta última frase, caro leitor, foi mesmo isso que se quis dizer.

«Mas como é que um livro sobre o fim do mundo pode, de algum modo, ser cómico?» Ora aí é que está, caríssimo leitor, a explicação é óbvia – esta obra foi escrita por dois dos mais geniais autores de fantasy da actualidade. Ao sabor das suas endiabradas penas, até o mais inverosímil pode assumir a aparência de algo plausível! Neil Gaiman e Terry Pratchett criaram um texto que, ao fundir a fantasia e a comédia, resulta absolutamente jocoso, satírico inventivo e cheio de sabedoria. Desde o início dos tempos que Ele (Deus, o Diabo ou ambos em co–autoria conspiratória) haviam planeado o Armagedão, a Derradeira Batalha entre o Bem e o Mal, o fim do mundo tal como o conhecemos. E havia séculos que os demónios (e os anjos?) trabalhavam nesse sentido. Era chegada a hora! Faziam–se agora os últimos preparativos e tudo se ajustava para a hecatombe final. Mas os desígnios de Deus (e do Diabo?) são, como se sabe, insondáveis e, vá–se lá saber porquê, uma pequena distracção, uma simples troca de bebés, coloca o recém–nascido Anticristo na família errada e voilà! tudo corre mal! Por serem todos grandes apreciadores dos prazeres terrenos, os representantes do Céu e do Inferno, os Quatro Cavaleiros (leia–se Motoqueiros) do Apocalipse e o próprio Anticristo decidem, pasme–se, tomar as rédeas dos acontecimentos e sabotar o Armagedão!

O resultado já o leitor pode imaginar – uma leitura deliciosa que nos leva às lágrimas através de um riso de proporções apocalípticas.

Diabolicamente hilariante.




Opinião


"Diabolicamente hilariante"!! É a melhor descrição do livro!

Passou a ser um dos meus livros de fantasia preferidos. A escrita é fantástica, com momentos de um humor brilhantes. Um livro satírico com uma escrita fluente e leve.

Houve momentos de começar a rir por pequenas piadas, e outras em que fiquei agarrada ao livro para ver o que se sucedia!

O tema está muito bem desenvolvido, em que as personagens principais são algo que não estamos à espera. Um anjo e um demónio, que depois de tantos anos como inimigos, acabam por ver que têm mais coisas em comum do que pensavam, tornando-se amigos. E juntos tentam mostrar ao Anti-Cristo o bem e o mal, e fazer com que o "livre arbítrio" seja o responsável de "influenciar" a criança (é mesmo assim que os autores colocam a questão, engraçado não é?).

Uma das coisas que mais me marcou foi a Ordem Tagarelante de Santa Berília. Uma ordem em que as freiras tinham de tagarelar incessantemente sobre o que quer que lhes viesse à cabeça, com excepção de terça-feira à tarde, que se podiam calar durante meia hora. Uma crítica às ordens em que as freiras têm de fazer voto de silêncio. Esta e outras ironias vão aparecendo no livro, enchendo-o de episódios satíricos e cómicos.

Um livro de escritores fantásticos, que conseguiram criar um Apocalipse como nunca antes visto, tendo como o destruidor do mundo uma criança de 11 anos, que sonha com a Atlântica, com trepar às árvores e com salvar baleias.

Recomendo vivamente!

Previous
Next Post »

10 comentários

Write comentários
p7
AUTHOR
11 de fevereiro de 2011 às 01:01 delete

Ainda bem que gostaste. Este livro é uma "pérola", mas infelizmente não teve grande destaque quando saiu. O que eu mais me lembro da minha leitura do livro é ou dar-me para a risota ou para ficar de boca aberta :P

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
11 de fevereiro de 2011 às 01:03 delete

Pois é p7! Tive muitas vezes essas reacções!
Um grande livro para os amantes de Fantasia! :D

Reply
avatar
Cris
AUTHOR
11 de fevereiro de 2011 às 09:46 delete

Olá Kel!
Passei numa livraria e vi este livro, pois fiquei intrigada, porque é em parte autoria de Neil Gaiman e eu não reconheci a obra.
Obrigada, pela tua opinião positiva, porque incentivou-me a efectuar esta compra.

P.S.:http://cris-illustrationsandbooks.blogspot.com/

Reply
avatar
11 de fevereiro de 2011 às 12:06 delete

Ainda bem que gostaste do livro ^^
Este está bem no meu top de preferências.

De tão embrulhado que fiquei na história cheguei a perder horas de sono e a sujar uma página ou outra com o que quer que fosse que estivesse a petiscar na altura. Não o conseguia mesmo pousar.

Um conselho, não o emprestes a ninguém!
Digo isto porque um amigo meu cometeu o erro do emprestar a outro amigo e até hoje ainda não o devolveu.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
11 de fevereiro de 2011 às 15:18 delete

Olá Cris! Ainda bem que te ajudei! Obrigada por visitares o meu blog! :D
Sê bem vinda!

Olá Rapaz à Chuva!!!
Como vez segui o teu conselho e arranjei o livro! Agradeço a tua sugestão porque realmente gostei imenso!
Para já só o emprestei a uma pessoa e não tenciono emprestar a mais ninguém. A pessoa a que emprestei foi ao meu pai, por isso nem sai de casa! :p
(Incrível não é? Contei-lhe um bocado da história e ele ficou curioso...:D)

Beijinhos para os dois e Boas Leituras!

Reply
avatar
Jojo
AUTHOR
6 de março de 2011 às 15:50 delete

Já sabes que eu adoro Neil Gaiman e este não me vai escapar por muito mais tempo. Depois de Coraline e Stardust apetecia-me um livro mais "adulto" dele

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
6 de março de 2011 às 16:10 delete

Olá Jojo!
Estás exactamente na mesma situação que eu estava antes de ler este livro. Li o Stardust e o Coraline e queria ler algo dele mais adulto!
Tens de ler este livro! :D
Beijinhos e boas leituras!

Reply
avatar
Anónimo
AUTHOR
24 de junho de 2011 às 05:16 delete

já tem página no facebook,com o mesmo titulo.

Reply
avatar
Pandora
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 14:16 delete

Aqui no Brasil ele se chamou "Belas Maldições, eu comprei na espectativa de ver dois de meus autores favoritos escrevendo juntos, achei que seria fabuloso. De fato, foi um bom livro, mas eu sou cristã praticante do tipo que acredita que um dia Jesus volta e tudo o mais, então algumas piadas me incomodaram, no mais o livro realmente é hilariante com toda certeza.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 22:22 delete

Olá Pandora,

Realmente não pensei na perspectiva de um cristão praticante. Mas acho que a pessoa às vezes tem de se abstrair um pouco da sua fé e divertir-se com o humor destes dois escritora. Apesar de tudo, ainda bem que gostaste!

Boas leituras!

Reply
avatar