A Última Valsa de Chopin – José Jorge Letria



A Última Valsa de Chopin

José Jorge Letria

168 páginas

Classificação: 3,5/5







Sinopse

Retrato do artista que frequentava os salões da aristocracia e do homem que despertava paixões desenfreadas, A Última Valsa de Chopin revela ao leitor o lado menos conhecido, e mais inquieto e sofrido, do genial compositor, nascido na Polónia no início do século XIX.

Antes de viajar para Paris, com 21 anos, Frédéric François Chopin já tinha tocado para várias plateias europeias. O seu talento único como pianista emocionava quem o ouvia, mas as pessoas não se apaixonavam só pela sua música. Chopin era também um sedutor natural, e a sua inteligência e personalidade constituíam motivo de fascínio à sua volta.

José Jorge Letria, que descobriu a vida e a obra de Chopin na adolescência (e sobre ambos escreveu e publicou poemas e uma peça de teatro), regressou agora a essa paixão, escrevendo, não uma biografia, mas um texto invulgar que resiste à erosão do tempo, indo direito ao coração do leitor.



Opinião

Nunca tinha lido nada deste autor. Quando vi um livro dele relacionado com música resolvi comprá-lo logo!

O autor tem uma escrita muito boa. É acessível, por vezes tem um "cheirinho" poético, tem uma escrita continua que leva o autor a agarrar a história e todas as descrições e emoções estão muito bem conseguidas!

Para quem o mundo da música clássica não lhe diz muito, este livro provavelmente não será o indicado! É uma biografia bastante bem conseguida, quem em vez de focar a vida "musical" de Chopin, fala principalmente dos seus sentimentos, dores, perdas e felicidades. O que sentiu perante outros compositores, como foi a sua "fuga" da Polónia, de que forma foi a sua inserção em Paris.

Gostei imenso de ler este pequeno livro. Talvez irei ler mais alguma coisa deste escritor, porque fiquei mesmo a admirar a sua escrita.

O autor aconselho! O tema pode não ser muito chamativo, mas penso que os restantes livros também terão estas características quase poéticas.



Outra coisa,

Sem pensar consegui completar duas tarefas do Desafio 2011 – A Biografia e o Autor Português!

Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
Landa
AUTHOR
31 de janeiro de 2011 às 21:41 delete

Este livro já me tinha chamado a atenção precisamente por causa do tema. Depois do que disseste sobre a escrita do autor fiquei com mais curiosidade!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
1 de fevereiro de 2011 às 02:28 delete

Olá Landa!

O livro mostra muito o lado mais emocional de Chopin. E a escrita é mesmo muito boa! :D
Fiquei com vontade de ler outras obras deste autor!

Boas leituras!

Reply
avatar

Mensagens populares