Segue o Coração – Lesley Pearse



Segue o Coração

Não olhes para trás

Lesley Pearse


784 páginas

Edições Asa

Classificação: 5



Sinopse



Londres, 1842. Bastará uma boa acção para levar Matilda Jennings das ruelas lamacentas de Londres rumo às cintilantes luzes da América…


Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…



Opinião


Este foi o meu último livro de 2010. E foi uma excelente escolha! Simplesmente ADOREI!

Demorei imenso tempo a ler, como já o disse num dos post's anteriores, mas não por ele ser desinteressante, mas por falta de tempo.

Não se deixem enganar pelo título! Dá a entender que é um romancezinho…mas não é! É um drama muito bem construído com personagens memoráveis e um enredo magnífico!

O livro agarra uma pessoa, e "obriga-a" a virar uma página a seguir a outra para descobrir o que iria suceder a Matilde. Tive grandes momentos a ler este livro – tive alturas em que me ri imenso, outras em que as lágrimas me vieram mesmo aos olhos e me deixaram um pouco deprimida com o sucedido de algumas personagens. Conheci uma protagonista cheia de coragem e valentia, amor e sinceridade, humildade e sempre com vontade de fazer bem ao próximo. Matilde é uma mulher de força, uma mulher "de garra". Não tem medo de nada e conseguiu subir na vida devido à sua destreza e à sua inteligência. De uma família que vivia num dos piores bairros de Londres, acaba por se tornar uma das mulheres mais importantes de São Francisco nos Estados Unidos (não vou contar porquê senão estrago a história)…

Outra característica que gostei mesmo muito, foi a descrição de Londres e dos vários pontos dos Estados Unidos por onde Matilde passou. Podemos ver como era Londres em 1842, e as condições dos bairros mais degradados. O mesmo tipo de minúcia na descrição é feito da cidade de Nova Iorque. São descritos também os bairros degradados, como acontece em Londres, evidenciando os horrores que se passavam nestes. Em comparação com Inglaterra, estes eram piores, com muito mais gente em pequenos espaços, um cheiro nauseabundo, gente de todos os cantos do mundo, e muita criminalidade. Por outro lado, podemos admirar a forma como Nova Iorque cresce, pois vemo-la quando Matilde chega aos Estados Unidos, e depois quando retorna uns anos depois. Temos a descrição de viagens feitas em carroça que atravessam grande parte do país por caminhos complicados, avistando muitas vezes índios e aldeias pouco povoadas.

Fiquei mesmo emocionada quando algumas personagens morrem, e depois completamente impressionada com a força de Matilde a conseguir ultrapassar o sofrimento, agarrando-se ao que tinha de mais importante para sobreviver.

Uma personagem que ficará sempre gravada na minha memória como uma das minhas "heroínas preferidas".

Se muitos de nós tivéssemos metade da sua força, teríamos chegado mesmo muito longe!...

Fiquei fã desta escritora. Quando tiver oportunidade irei ler os outros livros.

Previous
Next Post »

12 comentários

Write comentários
Rita
AUTHOR
4 de janeiro de 2011 às 11:14 delete

Eu também já li este livro. Devorei-o, devo antes dizer.
É muito interessante, sim, sem dúvida absoluta. A minha parte preferida prende-se à vida dela quando deixa a filha com a amiga.
No entanto, confesso que me "chateia" um bocadinho a força da personagem. Não entendas mal, uma pessoa que passa por tudo o que ela passa ou tem muita força ou quebra. Mas... por vezes senti que era uma força um pouco.. "artificial". Mas de resto adorei o livro.
Desta autora também já li "Nunca me esqueças". Não sei se conheces, mas se não conheces recomendo-to =) É baseado numa história verídica (este tipo de livros são os meus favoritos).

Beijinhos e boas leituras!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
4 de janeiro de 2011 às 15:27 delete

Eu percebo-te Ritinha..Eu acho que às vezes as pessoas arranjam forças mesmo quando não as tenham. Quando passam por um momento mesmo mau, vem uma energia e uma coragem que não pensavam que existia! E claro que muitas das pessoas deixam-se levar pela tristeza e melancolia e não conseguem voltar ao normal..Mas percebo a tua opinião! Provavelmente há partes em que realmente isso acontece..
E quando tiver oportunidade acho que vou arranjar o "nunca me esqueças"! :D

Reply
avatar
mari
AUTHOR
21 de janeiro de 2011 às 23:37 delete

Oi..
Ainda não li este livro, mas fiquei fã da autora assim que li os dois anteriores!

Tem uma escrita fantástica, histórias reais e muito bem contadas..

Fazes bem em ler... Vais gostar!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
22 de janeiro de 2011 às 00:24 delete

Olá mari!

Obrigado por comentares!

Sim, em breve irei ler outros livros desta autora.

Já fui ver o teu espaçozinho...gostei muito..vou seguir! :D

Reply
avatar
Vanessa
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 18:56 delete

Olá :) estou a ler o livro e a adorar!! quando saio de casa para fazer alguma coisa e interrompo a leitura, dou por mim a perguntar o que sucederá a Matilda...e é muito, muito dificíl de parar. Estou a meio, mas a adorar mesmo. Fiquei muito decepcionada quando o Giles morreu, mas espero que ela encontre algo que a conforte lá mais para a frente. Ah e em relação ao Nunca me esqueças, é muito bonito também, cheio de drama como a autora gosta, mas estou a gostar muito mais deste. Tchau *

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 22:15 delete

Olá Vanessa,

Também fiquei um bocado "viciada" nesta livro. Ainda bem que estás a gostar.

Boas leituras!

Reply
avatar
AnaGuimarães
AUTHOR
28 de julho de 2013 às 20:12 delete

Não há livro melhor, simplesmente não há. Já li todos os livros dela e fiquei um pouco triste. Não são maus, mas não acho que sejam tão profundos como este, e depois este retrata um época fantástica de Inglaterra de dos estados unidos. Amei. No entanto ainda consegui adorar o "nunca me esqueças"
E agora estou a ler, (vou a meio) o "sonhos proibidos" e aconselho, muito mesmo, é muito bom também. Mas agora gostava de descobrir outros livros com o género de linha de segue o coração, mas estou a ter dificuldades...

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
29 de julho de 2013 às 13:51 delete

Olá Ana,
Desta autora só li o Segue o Coração e a Melodia do Amor. É uma autora que gosto bastante, mas sinceramente o segundo livro pareceu-me muito parecido com o primeiro que li....depois disso não tive nenhuma oportunidade de ler mais nada da autora.
Já te recomendei uma autora no outro post :p
Boas leituras

Reply
avatar
Catia Marques
AUTHOR
30 de dezembro de 2014 às 00:16 delete

Terminei hoje o livro e tenho a dizer que simplesmente adorei . É de fato uma história comovente, com personagens marcantes e gloriosas que nos fazem pensar muito naquilo que temos e que muitas vezes não damos valor porque secalhar temos demais enquanto muitas pessoas sacrificam uma vida para conseguirem simplemsnete sobreviver e mesmo assim conseguem ter um coração cheio de amor para oferecer. É o que Matilda nos transmite nesta maravilhosa história de amor , de dramas e sobretudo de coragem . Um agradecimento À autora por me ter proporcionado uns momentos maravilhsosos de leitura com este fantastico livro.

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
30 de dezembro de 2014 às 23:25 delete

Olá Cátia,
Ainda bem que gostaste assim tanto do livro! Há livros que nos marcam, por terem personagens tão fortes, não é? Obrigada pela tua opinião.
Boas leituras

Reply
avatar
Annie
AUTHOR
25 de julho de 2015 às 13:09 delete

O meu livro preferido de todos os que li dela e não só. Foi "O livro", foi o livro que me levou a ler mais e mais e mais e hoje só não li o último dela que saiu que espero ler brevemente...

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
1 de agosto de 2015 às 00:02 delete

Olá Annie,

Todos os leitores têm um livro especial - aquele livro que os levou a entrar no mundo da leitura. Este livro é, sem dúvida, especial! Só li dois livros da autora, mas espero ler mais dos seu livros nos próximos tempos. :)
Boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares