Carnaval em Veneza – Michelle Lovric


Carnaval em Veneza

Volume 1

Michelle Lovric

320 páginas

Classificação: 2/5





Sinopse

Quando penso em Veneza, como ela era em 1782, penso em cem mil almas dedicadas ao prazer. Almas como essas tornam-se insubstanciais e vagamente luminosas. Estávamos no período fosforescente da decadência... Ricamente imaginado e tão irresistível quanto o seu cenário mágico, Carnaval em Veneza evoca os três grandes amores da pintora Cecília Cornaro: Casanova, Byron e a própria cidade de Veneza.



Opinião

Um livro que retrata a sociedade e o mundo extrovertido e sensual de Veneza no século XVIII.

Uma jovem de tenra idade é seduzida por Casanova que lhe mostra o mundo da paixão, e a ajuda a realizar o seu sonho de pintora, tornando-se numa das pintoras mais requisitadas de todo o mundo – uma pintora de retratos, que consegue passar a alma e os desejos de cada rosto para o quadro.

Cecília, é o seu nome, vive um intenso romance com Casanova, descrevendo muitas das aventuras que este viveu, que este lhe ia contando noite após noite.

Este livro além de descrever a vida de Giacomo Girolamo Casanova, aborda outras personagens significativas desta altura, como William Beckford e o seu livro Vathek ou o poeta Lord Byron, e toda a riqueza carnavalesca de Veneza.

Um livro bastante interessante do ponto de vista histórico, mas muito massador do ponto de vista da escrita. Se avaliar a escrita por si só, é uma escrita muito bem conseguida e bastante envolvente. Mas o livro torna-se muito repetitico; os sentimentos são muitas vezes abordados da mesma forma, e descritos sempre da mesma maneira, as histórias são contadas de uma forma que não consegue levar o o leitor a querer virar a página por ansiar saber o seu desfecho, mas sim a necessidade de virar a página para acabar o livro o mais rapidamente possível!

Gostei bastante de uma coisa no livro. Entre capítulos aparecia muitas vezes uma página em que o narrador era o gato do Casanova, que narrava sucintamente o que ele via. Achei uma forma original de vermos a história por outros olhos.

Um ponto negativo do livro, é a falta de indicações do que é verdadeiro e do que é alterado pelo escritor. Normalmente neste tipo de livros, as últimas páginas são dedicadas á explicação de como foram feitas as pesquisas destas personagens históricas, explicando o que realmente faz parte da história ou não. Neste livro não aparece nada disso. Por vezes fiquei na dúvida do que poderia retirar da história como verídico ou não.


Esta história é constituída por dois volumes. Penso que não irei ler o segundo.

Recomendo apenas aqueles leitores que queiram saber mais da vida destas personagens que mencionei em cima. De resto, não é um livro que eu aconselhe.

Previous
Next Post »

4 comentários

Write comentários
Jacqueline'
AUTHOR
3 de fevereiro de 2011 às 23:53 delete

Quero ler este livro há tanto tempo e fiquei um pouco desmotivada com a tua opinião :(

Eu li da autora O Remédio e não me cativou por aí alem, mas gostei bastante do excertos dos primeiros capítulos deste. Serão muito diferentes de todo o livro?

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
4 de fevereiro de 2011 às 19:03 delete

Se o Remédio não te cativou muito já um ponto negativo à autora...:S até porque acho que esse livro teve melhores críticas que este!

Quando comecei a ler o livro agarrou..os primeiros capítulos sobre o Casanova são interessantes, mas depois parece que está sempre a repetir as mesmas coisas..:S

Bem, mas foi a minha opinião...provavelmente há muita gente que pode ter gostado do livro! :p

Reply
avatar
Tita
AUTHOR
9 de dezembro de 2015 às 14:24 delete

Olá Kel,
Realmente tivemos sentimentos parecidos com os livros da autora.
É uma pena, porque as capas e as sinopses são interessantes mas depois o "sumo" não corresponde às nossas expectativas.
Beijinhos

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
9 de dezembro de 2015 às 15:57 delete

É mesmo isso, Tita!
Foi mesmo bom ver que há outras pessoas com a mesma opinião que eu! :D
Beijinhos e boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares