Larsson, Stieg - Millenium 1 - Os Homens que odeiam as Mulheres




Os Homens Que Odeiam as Mulheres
Millennium I
de Stieg Larsson





Sinopse
O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANS-ERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. HENRIK VANGER, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem LISBETH SALANDER. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.


Crítica
Este foi um dos livros que mais me marcou nos últimos tempos. Gosto de policiais, mas não é o meu género literário preferido. Comecei a ler este livro porque tinha uma boa crítica, e porque a minha mãe me falou dele (mais uma vez, um livro indicado pela minha mãe..e um livro muito bom).
"Millennium não é um livro policial no sentido habitual do termo. O estilo de Stieg Larsson é minucioso, detalhado, lento. Como se dispusera de todo o tempo do mundo para apresentar aos leitores as personagens e tudo o que as rodeia. Detalhes, pequenas histórias, situações paralelas, descrições exaustivas. Minúcia no detalhe, em suma." Este excerto feito por Helena Vasconcelos no jornal Público descreve exactamente como é a escrita de Larson.
Um escritor muito minucioso, que constrói um conjunto de histórias paralelas, que no final acabam por se intercalar, tendo um desfecho fascinante e nada esperado. Nas primeiras cem páginas são apresentadas as personagens, o contexto. Depois disso é que a história começa a ser contada. As páginas seguem a um ritmo alucinante, onde vão aparecendo intrigas e mistérios, e de repente, chegamos ao um final completamente brutal e inesperado. "Vemos" crimes horrendos e histórias de família atrozes, que nos deixam perplexos com o que o ser humano é capaz de fazer. É também descrita uma das muitas facetas do crime nos altos cargos económicos do país. Uma personagem importante no mundo político e económico, que afinal domina um submundo de crimes ligados a dinheiro.
Personagens fascinantes, como um jornalista determinado a apontar aqueles que tem uma vida oculta criminosa, e uma jovem hacker, com piercings, tatuagens e roupas bastante pouco ortodoxas, que é discriminada, apesar de possuir uma inteligência e destreza únicas, uma escrita simples, minuciosa e cativante, dão origem a uma história de tirar a respiração.

Um livro que nos agarra até ao último segundo!
Previous
Next Post »

4 comentários

Write comentários
Carlinha
AUTHOR
12 de agosto de 2010 às 14:06 delete

Interessante eu tenho a trilogia faz tempo e ainda não tive a tentação de a ler, porquê? Não sei...

Beijocas.;)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
13 de agosto de 2010 às 02:10 delete

Carlinha, Acho que vais gostar..quando tiveres oportunidade pega no primeiro livro. Tenho pena de ainda não ter lido o terceiro, mas quando acabei o segundo ainda não o tinha, e parti para novas "atmosferas" :P

Beijinhos

Reply
avatar
Paula
AUTHOR
3 de setembro de 2011 às 17:58 delete

Tenho esta saga por ler... falta-me a coragem, they ate big!!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
3 de setembro de 2011 às 18:16 delete

Eu ainda não li o terceiro. Mas gostei muito dos que li..vale a pena! :)

Reply
avatar

Mensagens populares