Harry Potter




Estes livros são muitos especiais para mim, passo a explicar porquê...


Conheci o primeiro livro do Harry Potter tinha 9 anos. Não tinha interesse nenhum pelos livros. A minha mão já me tinha dado livros de "Uma Aventura", que por acaso nunca gostei, e outro género de livros para aquela idade, aos quais apenas olhava para a capa e colocava-os na estante.
Na minha turma começaram algumas colegas a ler aquele livro grande e pesado, que na capa tinha uma vassoura, uma coruja e umas cartas, que depois vim a perceber que estavam a cair, e acabei por começar a lê-lo. A minha mãe já me tinha mostrado o livro muito antes dos meus colegas o lerem..mas o que é que podia fazer? Só realmente olhei para o livro quando as minhas amigas também o tinham!..(idiotices de crianças..e por vezes atitudes de alguns adultos)..e posso dizer, que a partir do momento que comecei a ler esse livro, apareceu em mim o "bichinho da leitura". Foi realmente o livro que me despertou para a leitura. Se não fosse A J. K. Rowling andava por aí sem saber como é a sensação de sairmos da nossa pele e entrarmos num mundo diferente, que pode ser uma escola de feitiçaria, uma floresta com elfos, uma casa de século XVIII, uma batalha histórica ou até uma realidade nunca antes imaginada. Podemos ser um agente secreto, um mago ou até um alien. Não é como nos filmes..não é como na televisão...aí, nós vemos a história acontecer, nos livros nós somos a história, nós somos o acontecimento.
Os livros do feiticeiro com cabelo desgrenhado, olhos verdes e cicatriz em forma de relâmpago, acompanharam-me na minha adolescência, cresceram comigo. A idade que a personagem principal tinha era, por norma, a idade que eu tinha quando li os livros. Eu sentia realmente o que as personagens sentiam. Acabava-mos por pertencer todos à mesma escola, fazer parte da mesma turma e partilharmos os mesmos gostos e interesses. A Hermione, o Harry e o Ron faziam também parte do meu grupo de amigos.
A escrita de Rowling é soberba. Ela transporta-nos para um mundo novo. Consegue manter-nos agarrados (literalmente) ao livro da primeira à última página!
Eu era tão "agarrada" a estes livros, que com 10 anos, quando saiu o Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, passei uma tarde de domingo deitada na minha cama, a devorar o livro. E todos os outros eram sempre devorados. Em tempos de aulas, quando saía um livro do Harry Potter, o tempo livre era passado à volta do livro. Até os meus pais se chateavam, porque cheguei ao cúmulo de levar o livro para a mesa à hora de jantar, e queria jantar e ler ao mesmo tempo. Sabia as personagens de cor, as disciplinas, os feitiços, as criaturas..(se calhar ainda sei hoje muitos deles, tal como ainda sei muitos nomes de pokemon's, ou nomes de personagens de outros desenhos animados..)....uma infância feliz...em que, sem dúvida, estas personagens fizeram parte da minha felicidade!

Livros que guardo com muito carinho, num lugar especial do quarto e, sobretudo, do coração!



P.S.: Tenho de começar a seguir os conselhos da minha mãe sobre livros..são sempre bons conselhos!!! :D
Previous
Next Post »

5 comentários

Write comentários
Anónimo
AUTHOR
11 de junho de 2010 às 22:10 delete

A sabedoria reside, sempre nos mais velhos :)
Eu pelo contrário, conheci os grandes êxitos da escritora A J. K. Rowling através dos filmes! Contudo, nunca senti interesse em ler algum livro (não que me orgulhe em o dizer) mas, ainda estou a tempo de o fazer!
Ainda hoje, depois de 9 anos, se não me engano, ainda me dá vontade de ver o primeiro filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal"!
Beijinhos

Reply
avatar
N. Martins
AUTHOR
14 de junho de 2010 às 11:26 delete

Realmente o Harry Potter veio revolucionar os hábitos de leitura dos petizes. :) Eu não era tão nova quando o li, mas ainda me lembro de estar na praia a ler o primeiro e de me escangalhar a rir com as cenas iniciais em casa dos Dursleys. :) São livros para todas as idades, se gostarmos do género de livros de fantasia, claro. :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
15 de junho de 2010 às 10:25 delete

E muito provavelmente vão ser aquele tipo de livros que durante muitos anos vão introduzir os mais jovens no mundo dos livros. A minha altura foi o "boom" do Harry Potter...por isso considero-me uma verdadeira "harrypotteriana". Espero que os mais pequenos daqui a alguns anos sintam o mesmo :D

Reply
avatar
Jojo
AUTHOR
5 de julho de 2010 às 23:06 delete

Ai que saudades do Harry Potter. Também cresci com ele e devorava cada livro quando saía. Lembro-me de ler o último numa noite :O tal era ânsia!
Uma das melhores sagas que já li! Quando terminei o sétimo fiquei triste... Já não haveria mais! Depois vieram os filmes mas, nada se compara aos livros. Serviram de consolo e abrirão uma janela para que eu pudesse entrar outra vez em Hogwarts. A saga cinematográfica termina no próximo ano e voltarei a ficar com aquela sensação de nostalgia. No entanto, posso sempre abrir um livro e mergulhar de novo!:P

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
6 de julho de 2010 às 00:24 delete

Jojo, eu também fiquei muito decepcionada com os filmes..não corresponde em nada à magia e à beleza dos livros! Mas é como tu dizes, é só abrir o livro e saltar de novo para o mundo mágico de Hogwarts!
Brigada pelo apoio!
Beijos

Reply
avatar

Mensagens populares